Notícia

Revolução Digital no Canteiro de Obras

Palestra do FIEMG Competitiva apresenta as oportunidades da aplicação da metodologia BIM na Construção Civil

O FIEMG Competitiva e sindicatos empresariais de diversos setores promoveram nesta sexta-feira, 17/07, a palestra on-line "Revolução Digital no Canteiro de Obras".

Durante o encontro virtual foram apresentados os benefícios da implantação do BIM nos canteiros de obras, as aplicações da Indústria 4.0 na construção civil e a inspeção de fachadas utilizando drones.

Para Hudson Otávio, coordenador do Centro de Desenvolvimento e Treinamento da Indústria 4.0 da FIEMG, as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 estão vindo para agregar, reduzindo custos e promovendo ganho de produtividade para construção civil.

"As revoluções industriais estão cada vez mais rápidas e surpreendentes. Temos que olhar para dentro de nossas empresas, adaptar aos novos modelos para nos tornarmos, cada vez mais, competitivos", afirma Otávio.

Maiara Batista, consultora BIM no SENAI, explicou o conceito da metodologia e sua aplicação no canteiro de obras.

O BIM (Building Information Modeling, em português Modelagem da Informação da Construção) é um conjunto de políticas, processos e tecnologias que combinados, viabilizam o trabalho colaborativo e integrado para criação, desenvolvimento, construção e operação, visando construir virtualmente e simular cenários e desempenhos do empreendimento e seus sistemas, gerenciando, informações por meio de plataformas digitais (baseadas em modelos virtuais, paramétricos e inteligentes), aplicados aos ciclos de vida do empreendimento (desde o briefing até a demolição). Possui uma série de informações que geram uma base de dados e permite integrar todos os agentes e disciplinas envolvidas no desenvolvimento de um projeto em todas as suas fases, impactando não só na parte de concepção, mas também a execução, implantação, manutenção e gerenciamento de um projeto.

"O BIM é um aplicativo gratuito que traz imensas possibilidades no canteiro de obras. Ele é presente, uma realidade que precisa ser utilizada", ressalta Batista.
Carla Macedo, vice-presidente administrativo e financeiro da Câmara BIM Regional Minas Gerais, apresentou o case da utilização de drone na revitalização da fachada e recuperação interna do edifício Acaiaca, imóvel tombado, situado no centro de Belo Horizonte.

FIEMG Competitiva

A palestra online faz parte da reformulação do programa FIEMG Competitiva que, neste momento de crise causada pela Covid-19, leva de maneira virtual, informações técnicas para os empresários.

Fundamental para a manutenção da competitividade da indústria mineira, o programa está oferecendo um conjunto de ações inéditas em três eixos temáticos fundamentais: Finanças, Gestão e Mercado. As empresas terão assessorias individuais, além de atendimento coletivo ilimitado por meio de palestras e aulas on-line.

O FIEMG Competitiva é voltado para indústrias associadas aos sindicatos empresariais filiados à Federação mineira. Entretanto, as empresas não associadas podem participar e, para isso, basta procurar o sindicato de seu respectivo setor. Clique aqui e saiba mais sobre o programa.

Confira a íntegra da palestra.

foto.jpg

Últimas notícias

  1. Novos hábitos de consumo traz impacto positivo para a indústria moveleira, afirma Flávio Roscoe

    Leia

  2. Especialistas debatem principais impactos da MP 998 para consumidores de energia

    Leia

  3. Industria 4.0 em foco

    Leia

  4. Cemig e FIEMG promovem webinar

    Leia

  5. “A diplomacia busca a transformação do Brasil”, afirma Ernesto Araújo

    Leia

  6. FIEMG faz doação de quartos de CTI completos para Hospital São João de Deus

    Leia

  7. Apoiando as indústrias além das Gerais

    Leia

  8. Conselho de Inovação e Tecnologia recebe presidente do CNPq

    Leia