Notícia

Rota 2030 e CIT SENAI são temas de reunião

Câmara da Indústria Automotiva se encontrou para discutir temas relativos ao setor

A reunião da Câmara da Indústria Automotiva, realizada no dia 08/04, teve como tema principal a apresentação da Rota 2030. O assunto foi conduzido por Júlio Cezar de Alvarenga Pires, coordenador do Instituto SENAI de Tecnologia Metalmecânica (CIT SENAI), que também falou sobre a reestruturação do CIT SENAI.  

O Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística tem o objetivo de estabelecer requisitos obrigatórios para a comercialização de veículos e promover a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico nas empresas dos setores automotivos. “Para promover essas medidas, a legislação exige cumprimento de metas e concede benefícios fiscais para a cadeia automotiva”, afirmou Pires pontuando que o programa é destinado a montadoras, importadoras e autopeças. 

CIT SENAI - Segundo Pires, os institutos do CIT SENAI eram tratados como entidades autônomas e a principal mudança da gestão dos últimos anos foi a integração. “Atualmente operamos como se fossemos uma única unidade de ciência e tecnologia”, afirmou lembrando que o foco do CIT SENAI é ser um centro de excelência de classe mundial em tecnologia e inovação, contribuindo para a sustentabilidade e competitividade industrial. O CIT SENAI está localizado em Belo Horizonte, em um campus de 121mil m², como 29 mil m² de área construída. Sua equipe técnica conta com 270 profissionais, sendo que são 17 doutores, 28 mestres e 90 graduados. 

O coordenador do Instituto SENAI de Tecnologia Metalmecânica (CIT SENAI) também explicou como será o funcionamento do SENAI 4.0. Localizado em Contagem, o espaço é focado nas  tecnologias habilitadoras 4.0 - como a Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things, IoT), realidade aumentada, impressão 3D - visando a formação de mão-de-obra especializada e a criação de soluções integradoras.

A Câmara da Indústria Automotiva é presidida por Valentino Rizzioli e se reúne periodicamente para discutir temas relevantes para o setor.

Últimas notícias

  1. Setor produtivo celebra decisão do STF

    Leia

  2. Escolas de Esportes SESI retomam suas atividades

    Leia

  3. Repercussões do Enquadramento da Covid-19 como Doença Ocupacional é tema de debate

    Leia

  4. Sinquifar realiza doação de capacetes para instituição de saúde de Juiz de Fora

    Leia

  5. Mais solidariedade no combate a Covid-19

    Leia

  6. Equipe de São João del-Rei vence Torneio SESI de Robótica FFL

    Leia

  7. Conselho FIEMG Jovem discute os tratamentos tributários setoriais de MG

    Leia

  8. Apex apresenta oportunidades no setor de energia, petróleo e gás

    Leia