Notícia

SENAI-MG doa 500 mil máscaras para profissionais de saúde em todo o estado

Distribuição será feita pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG)

O SENAI-MG realizou nesta sexta-feira, dia 27/11, a entrega simbólica de 500 mil máscaras para o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG).

Ricardo Aloysio e Silva, gerente de Educação e Tecnologia do SENAI-MG, explica que quando começou a pandemia da Covid-19 em março, a ideia inicial era fazer somente 200 mil máscaras com a mão de obra de 12 pessoas do SENAI. "A demanda foi aumentando e começou a faltar insumos nos hospitais. Tivemos que contratar mais pessoas e hoje, cerca de 55 pessoas produziram 1,5 milhão de máscaras", afirma. Segundo Ricardo Aloysio também foram fabricados jalecos, face shields e máscaras de pano.

"Para a FIEMG e o SENAI essa parceria foi muito importante porque o COSEMS/MG fará com que as máscaras cheguem aonde nós não conseguimos entregar. Esta iniciativa auxiliou a sociedade como um todo com relação à contaminação da Covid-19", diz.

Esta iniciativa foi coordenada pela COVID Radar, um coletivo de mais de 80 empresas e organizações que atuam para enfrentar a Covid-19 no Brasil, por meio da Falconi, e pelo UNOPS, organismo das Nações Unidas especializado em infraestrutura, compras e gestão de projetos. A Braskem doou a matéria-prima bruta para produção e doação do TNT pela Fitesa, cuja entrega em Minas Gerais foi realizada pela transportadora Jamef. A produção das máscaras, assim como os materiais necessários para tal, são a contrapartida do SENAI-MG. Nenhuma das organizações foi remunerada pela ação.

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) e secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva, ressaltou a importante parceria entre todas as instituições envolvidas neste processo, que está possibilitando que 500 mil máscaras cheguem a várias regiões de Minas Gerais, possibilitando garantir a segurança sanitária da população que irá se resguardar e reduzir a possibilidade de contrair a Covid-19.

De acordo Luiz, neste momento que estamos discutindo ainda mais sobre as medidas de distanciamento social e prevenção, o uso das máscaras é fundamental, para proteger a si próprio e as pessoas que estão a sua volta. “As máscaras são necessárias e estão chegando em um momento importante para a população, por meio de uma mobilização de todos os COSEMS regionais do estado, que realizaram um levantamento dos municípios que mais precisavam das máscaras, e assim, desde o início do mês de novembro, estão sendo enviadas as remessas recebidas do SENAI para a distribuição nos municípios”.

Galeria

Últimas notícias

  1. TJMG recebe visita do presidente da FIEMG

    Leia

  2. Governo anuncia decretos de regularização ambiental e tratamento de resíduos

    Leia

  3. Mais eficiência para a construção civil

    Leia

  4. Indústria mineira encerra 2020 em recuperação

    Leia

  5. Maior integração entre o setor produtivo e o público

    Leia

  6. Balança comercial mineira apresenta superávit em 2020

    Leia

  7. FIEMG e Prefeitura de Contagem discutem novas parcerias para o desenvolvimento de Contagem

    Leia

  8. Os desafios da liderança feminina

    Leia