Notícia

Setor sucroenergético mais competitivo

IEL, em parceria com o SIAMIG, capacita empresas mineiras do setor

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), por meio do programa FIEMG Competitiva, em parceria com o SIAMIG (Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais) está capacitando empresas do setor sucroenergético do estado durante o primeiro semestre deste ano.  

São cursos em oito temas: Auxiliar de destilaria; Auxiliar de tratamento do caldo; Auxiliar de fermentação do caldo; Manutenção de sistemas hidráulicos e máquinas agrícolas; Liderança para chão de fábrica; Desenvolvendo habilidades gerenciais; Liderança assertiva; KPI’s – Indicadores de Impacto e Indicadores Operacionais.

O SENAI Uberaba Fidelis Reis e o SENAI Ituiutaba Bebé Martins são os responsáveis pela realização de sete dos oito treinamentos. Além do SENAI, o CIEMG (Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais) é responsável pelas capacitações em KPI.

As capacitações têm ocorrido desde o inicio do ano. Até o final de abril foram realizados 52 treinamentos e outros 14 estão previstos para acontecer até meados de julho. Os cursos, in company, são realizados em 13 unidades produtoras de 10 empresas diferentes, distribuídas nos seguintes municípios: Urucânia na Zona da Mata, em Pompéu e Bambuí no Centro-Oeste, João Pinheiro no Alto Paranaíba, Uberaba, Delta, Pirajuba, Conceição das Alagoas no Vale do Rio Grande, Tupaciguara no Vale do Paranaíba, Iturama, Limeira do Oeste e Carneirinho no Pontal do Triângulo.

As capacitações têm como objetivo aumentar a competitividade das empresas participantes por meio da qualificação e reciclagem dos conhecimentos das equipes técnicas envolvidas diretamente com a operação das industrias do setor sucroenergético. Ao mesmo tempo, busca estimular a criação de ambientes mais harmônicos, promovendo a interação entre líderes e liderados. Traz, por muitas vezes, conhecimentos em gestão de pessoas para líderes com histórico de formação e profissional apenas na área técnica.

Segundo Douglas Martins, gerente administrativo do SIAMIG, o setor sucroenergético investe permanentemente em capacitação de mão-de-obra. No entanto, para algumas áreas é muito difícil encontrar cursos que atendam de forma precisa à demanda do setor. “Através do Programa FIEMG Competitiva foi possível formatar cursos moldados para setores que são estratégicos na empresa, trazendo conteúdos 100% aplicáveis à realidade das empresas. Ações como essa tem contribuído para o aumento da competitividade do setor sucroenergético em Minas Gerais”, ressalta.

Galeria

Últimas notícias

  1. Rumo ao associativismo do futuro

    Leia

  2. FIEMG e SEBRAE Minas promovem curso: “Treinamento Fiscal para Compradores”

    Leia

  3. FIEMG promove encontro virtual de negócios da higiene pessoal, perfumaria e cosméticos

    Leia

  4. Bento Albuquerque destaca importância de Minas Gerais para o setor energético e de mineração

    Leia

  5. Entrega da DAMEF é prorrogada até dia 30/11

    Leia

  6. Minascon 2020 terá programação totalmente virtual

    Leia

  7. Inscrições prorrogadas: Encontro para exportação de indústrias da mineração

    Leia

  8. Paula Aguiar Barboza ministra palestra para empresários mineiros

    Leia