Notícia

Setor têxtil participa de projeto Setorial Lean Manufacturing

Empresas participantes do projeto FIEMG Competitiva são associadas ao SIFT MG

Foi iniciado, no dia 22/06, o projeto Setorial Lean Manufacturing. A iniciativa, que faz parte do programa FIEMG Competitiva, irá atender 10 empresas do setor de Fiação e Tecelagem associadas ao Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem no Estado de Minas Gerais (SIFT-MG). O projeto será realizado até setembro deste ano e teve início com uma reunião kick off – que define as bases do projeto.  

O intuito do projeto é promover o aumento da competitividade das indústrias associadas ao SIFIT-MG. Seu foco é a redução de desperdícios no processo produtivo, focando em atividades que efetivamente agregam valor e aumentam a produtividade e qualidade.  

As empresas participantes receberão uma consultoria, de 120 horas, que terá como base o aumento da competitividade do setor, por meio de uma releitura de seus processos produtivos com o intuito de reduzir desperdícios. A execução do projeto é do SENAI e da Gerência de Meio Ambiente da FIEMG. Alguns empreendimentos participantes executarão o Lean Manufacturing em mais de um processo produtivo, como nas áreas de tecelagem, confecção e fiação. 

Participam do projeto Setorial Lean Manufacturing: São Joanense (São João del Rey e Pirapora), SAGIS (Guaranésia), América Medical (Curvelo), FAC Têxtil, Confecções Toledo e Laura Confecções (Gouveia), Mês Confecções (Nova Lima), Estamparia S/A (Contagem) e Tear Têxtil (Paraopeba).   

 "Nas últimas décadas nós tivemos muita competição tanto interna quanto externa. Foram os tigres asiáticos, chineses, agora esses países periféricos da China”, afirma Rogério Mascarenhas Cezarini, presidente do SIFIT-MG. O empresário pontua que isso tudo vem fazendo com que a indústria têxtil seja pressionada em busca de uma gestão mais eficiente. “O SIFT, preocupado com isso, fez uma parceria com o FIEMG Competitiva para proporcionar aos nossos associados conhecimento sobre a ferramenta Lean Manufacturing”, afirma Cezarini esclarecendo que a ideia é que cada indústria, em sua rotina, utiliza a ferramenta e consiga conquistar novos índices de produtividade".

Últimas notícias

  1. Curso aborda estrutura tarifária e custos pagos pelos consumidores na conta de energia

    Leia

  2. FIEMG Regional ZM promove workshop para desenvolvimento de supervisores e coordenadores de Produção

    Leia

  3. Aprimore suas habilidades na área de audiovisual

    Leia

  4. FIEMG cria ferramenta que irá auxiliar a vacinação dos trabalhadores da indústria

    Leia

  5. Projeto “Mão na massa” realiza ações personalizadas para padarias em Uberlândia

    Leia

  6. FIEMG Regional ZM recebe deputado federal Reginaldo Lopes

    Leia

  7. Segunda rodada de negócios do Compre Bem FIEMG Virtual - DIMEP Sistemas

    Leia

  8. Escola de Esportes do SESI JF recebe o atleta de futsal Leo Santana

    Leia