Notícia

Sindicato, o porta-voz da FIEMG na indústria

Encontro Anual de Coordenadores Sindicais reuniu representantes de sindicatos de todo o estado na Federação

“Quantas empresas no Brasil são fechadas por falta de informação?”, questionou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, para os participantes do Encontro Anual de Coordenadores Sindicais. O evento, realizado nos dias 28 e 29/11, na sede da Federação, reuniu representantes de sindicatos de todo o estado. “Quantas dessas dores, se fossem resolvidas no início, não teriam salvado inúmeras empresas? Neste momento temos centenas de empreendimentos que estão cometendo erros de contratação, tributários e passivos trabalhistas”, afirmou o líder empresarial. “Muitos empresários ficam reclusos em seus mundinhos, resolvendo questões pontuais. É nosso dever oferecer informações e suporte para eles, e os sindicatos são nossos porta-vozes dentro das empresas, para oferecer as melhores soluções”, afirmou.

SJJ_7992.JPG
Na programação do evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecerem a estrutura do Sistema FIEMG e tudo que a instituição tem a oferecer para as empresas, por intermédio dos sindicatos. Também fez parte do encontro as palestras “Aprendendo a gostar do que faz – um novo tempero em seu trabalho”, com Irani Jacob, “Mídias sociais para sindicatos: como gerar interação e atrair novos associados”, por Breno Koscky, e a “Importância da imagem pessoal no ambiente de trabalho”, com a equipe da empresa Mary Kay. Em momentos de descontração, eles participaram das oficinas “Inovar para crescer”, de Marcelo Minutti, e “Vivência – abertura para o novo”, por Bel Vazquez.

“O encontro é realizado uma vez por ano e reunimos os executivos dos sindicatos empresariais filiados ao Sistema FIEMG. É um importante momento que trazemos conhecimentos e experiência para membros de todo o estado” afirma Laila Katina, assessora de Relações Sindicais da FIEMG. Katina aponta que, por ser uma programação extensa e com dois dias de duração, o evento foi pensado de maneira a trazer conteúdos técnicos, oficinas, palestras e momento de confraternização. “A ideia foi a de facilitar a assimilação do conteúdo”, conta a assessora.

SJJ_7688.JPG

Segundo Katina, o objetivo do encontro é estimular e motivar os executivos, que são os profissionais que atuam diretamente na ponta e que tem o poder de mobilizar a base de indústrias de seus sindicatos. “Eles são os protagonistas, pois os presidentes dos sindicatos, por serem empresários, não têm tempo para as tarefas diárias das entidades, que é o corpo a corpo com os donos de empresas. Queremos capacitá-los para que possam se relacionar, da melhor maneira possível, com as indústrias e que possam entender as dores do setor produtivo e propor soluções adequadas para elas”, disse Katina.

Atualmente a FIEMG tem 136 sindicatos filiados, distribuídos em 15 macros setores, predominando os de Metalmecânica, Construção Civil, Alimentação e Vestuário.  “Os empresários terão soluções melhores se pensarem de maneira conjunta e articulada. Só assim eles terão mais voz e poder”, afirmou Katina.

Elizangela Ribeiro Lins é coordenadora, há mais de 20 anos, do Sindicato das Indústrias de Panificação de Juiz de Fora (SINDIPAN /JF). Lins já participou de inúmeros encontros sindicais e destaca a importância da realização de eventos como esse. “Todos os anos nos surpreendemos com a qualidade da programação. Conhecimento não ocupa espaço e sempre volto para casa com algo novo para aplicar em nossa rotina de trabalho. Além disso, é uma injeção de ânimo e motivação para que possamos fazer cada fez mais e de maneira eficaz”, afirma coordenadora.

O SINDIPAN/JF possui 150 empresas associadas e faz um trabalho anual de visitar todas, para apresentar as vantagens de ser um associados e a carta de serviços que o sindicato tem a oferecer. "Realizo cada uma das visitas, conheço todos os empresários, troco informações e sei exatamente quais são as suas demandas”, conta Lins. “Isso faz com que os empresários se tornem mais participativos”, afirma a coordenadora.

Últimas notícias

  1. Uma nova geração preparada para o futuro

    Leia

  2. Programa Economia Circular da FIEMG é desenvolvido em indústrias em Montes Claros

    Leia

  3. Mais celeridade na certificação de fogos de artifício

    Leia

  4. Soluções para o setor automobilístico do país

    Leia

  5. Representante do Brasil na União Europeia realiza palestra para empresários mineiros

    Leia

  6. Presidente da Apex-Brasil visita a FIEMG

    Leia

  7. Otimismo dos industriais permanece, mas em menor intensidade

    Leia

  8. SESI promove VI Seminário de Segurança e Saúde de Juiz de Fora

    Leia