Notícia

Sindicato, o porta-voz da FIEMG na indústria

Encontro Anual de Coordenadores Sindicais reuniu representantes de sindicatos de todo o estado na Federação

“Quantas empresas no Brasil são fechadas por falta de informação?”, questionou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, para os participantes do Encontro Anual de Coordenadores Sindicais. O evento, realizado nos dias 28 e 29/11, na sede da Federação, reuniu representantes de sindicatos de todo o estado. “Quantas dessas dores, se fossem resolvidas no início, não teriam salvado inúmeras empresas? Neste momento temos centenas de empreendimentos que estão cometendo erros de contratação, tributários e passivos trabalhistas”, afirmou o líder empresarial. “Muitos empresários ficam reclusos em seus mundinhos, resolvendo questões pontuais. É nosso dever oferecer informações e suporte para eles, e os sindicatos são nossos porta-vozes dentro das empresas, para oferecer as melhores soluções”, afirmou.

SJJ_7992.JPG
Na programação do evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecerem a estrutura do Sistema FIEMG e tudo que a instituição tem a oferecer para as empresas, por intermédio dos sindicatos. Também fez parte do encontro as palestras “Aprendendo a gostar do que faz – um novo tempero em seu trabalho”, com Irani Jacob, “Mídias sociais para sindicatos: como gerar interação e atrair novos associados”, por Breno Koscky, e a “Importância da imagem pessoal no ambiente de trabalho”, com a equipe da empresa Mary Kay. Em momentos de descontração, eles participaram das oficinas “Inovar para crescer”, de Marcelo Minutti, e “Vivência – abertura para o novo”, por Bel Vazquez.

“O encontro é realizado uma vez por ano e reunimos os executivos dos sindicatos empresariais filiados ao Sistema FIEMG. É um importante momento que trazemos conhecimentos e experiência para membros de todo o estado” afirma Laila Katina, assessora de Relações Sindicais da FIEMG. Katina aponta que, por ser uma programação extensa e com dois dias de duração, o evento foi pensado de maneira a trazer conteúdos técnicos, oficinas, palestras e momento de confraternização. “A ideia foi a de facilitar a assimilação do conteúdo”, conta a assessora.

SJJ_7688.JPG

Segundo Katina, o objetivo do encontro é estimular e motivar os executivos, que são os profissionais que atuam diretamente na ponta e que tem o poder de mobilizar a base de indústrias de seus sindicatos. “Eles são os protagonistas, pois os presidentes dos sindicatos, por serem empresários, não têm tempo para as tarefas diárias das entidades, que é o corpo a corpo com os donos de empresas. Queremos capacitá-los para que possam se relacionar, da melhor maneira possível, com as indústrias e que possam entender as dores do setor produtivo e propor soluções adequadas para elas”, disse Katina.

Atualmente a FIEMG tem 136 sindicatos filiados, distribuídos em 15 macros setores, predominando os de Metalmecânica, Construção Civil, Alimentação e Vestuário.  “Os empresários terão soluções melhores se pensarem de maneira conjunta e articulada. Só assim eles terão mais voz e poder”, afirmou Katina.

Elizangela Ribeiro Lins é coordenadora, há mais de 20 anos, do Sindicato das Indústrias de Panificação de Juiz de Fora (SINDIPAN /JF). Lins já participou de inúmeros encontros sindicais e destaca a importância da realização de eventos como esse. “Todos os anos nos surpreendemos com a qualidade da programação. Conhecimento não ocupa espaço e sempre volto para casa com algo novo para aplicar em nossa rotina de trabalho. Além disso, é uma injeção de ânimo e motivação para que possamos fazer cada fez mais e de maneira eficaz”, afirma coordenadora.

O SINDIPAN/JF possui 150 empresas associadas e faz um trabalho anual de visitar todas, para apresentar as vantagens de ser um associados e a carta de serviços que o sindicato tem a oferecer. "Realizo cada uma das visitas, conheço todos os empresários, troco informações e sei exatamente quais são as suas demandas”, conta Lins. “Isso faz com que os empresários se tornem mais participativos”, afirma a coordenadora.

Últimas notícias

  1. FIEMG Competitiva capacita mais uma turma de profissionais para a indústria em Itaúna

    Leia

  2. Sinduscon-Norte entregou prêmio aos vencedores do 1º Sindusconsciente

    Leia

  3. FIEMG Regional ZM promove treinamento sobre SPED Fiscal

    Leia

  4. FIEMG realiza Congresso de Energia

    Leia

  5. Indústria mineira busca regularização ambiental

    Leia

  6. Conselho Tributário da FIEMG enviará documento aos presidenciáveis

    Leia

  7. FIEMG Competitiva realiza palestra em parceria com o Sindigrav

    Leia

  8. Alunos do SESI MG brilham no maior concurso mundial de matemática

    Leia