Notícia

Sindivest-JF oferece curso de Costureiro Industrial do Vestuário em parceria com o FIEMG Competitiva e SENAI

Ação surgiu a partir de demanda levantada pelo Sindicato junto às empresas associadas, que apontaram as maiores dificuldades com relação à mão de obra local

Teve início esta semana o curso de Aperfeiçoamento Profissional em Costureiro Industrial do Vestuário, com carga horária de 80 horas, promovido pelo Sindicato da Indústria do Vestuário de Juiz de Fora (Sindivest-JF), por meio do Programa FIEMG Competitiva e em parceria com o SENAI. A ação surgiu a partir de uma demanda levantada pelo Sindicato junto às empresas associadas, que se reuniram e apontaram as maiores dificuldades com relação à mão de obra local. A partir deste levantamento, os analistas do FIEMG Competitiva montaram um projeto de capacitação para o Sindicato contemplando também a realização de outros dois cursos, que ainda não têm data definida: Aperfeiçoamento Profissional em Manutenção de Máquina de Costura Industrial (80 horas) e de Máquina de Costura Eletrônica (30 horas).

Em seguida, o Sindivest-JF iniciou a captação de alunos através de divulgação nas redes sociais, para o público em geral, e também junto ao Sindicato dos Trabalhadores e associações. Para os alunos, os cursos são gratuitos, mas o patrocínio é do Sindicato e das empresas parceiras do projeto, que direcionaram as vagas para pessoas desempregadas, que desejam se capacitar para voltar ao mercado de trabalho.  O planejamento do projeto é do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), por meio Programa FIEMG Competitiva, e a execução da formação profissional conta com a expertise do SENAI. As aulas estão sendo realizadas no SENAI Juiz de Fora e visam capacitar os alunos a trabalharem com tecidos planos e malhas, operando máquinas de costura reta, overloque, interloque, pespontadeira, traveti, caseadeira, galoneira (debrum), máquina de pregar cós, overloque elastiqueira e debrum desfiladeira.

Os participantes vão aprender a executar a manutenção preventiva e corretiva por meio de regulagem e lubrificação das principais máquinas de costura trabalhadas e realizar a regulagem de pontos e trocas de agulhas, adequando-os aos diferentes tecidos utilizados. Também vão interpretar fichas técnicas e sequências de montagem de peças do vestuário, aprimorando conhecimentos em processos de costura e utilizando diferentes técnicas de acabamentos aliados ao manuseio de tecidos finos.

A abertura do curso, realizada no dia 18 de outubro, contou com a presença da presidente do Sindivest-JF, Mariângela Marcon, e do gerente do SENAI JF, Vander Montesse. Segundo Mariângela Marcon, hoje em dia as indústrias sofrem com a falta de mão de obra qualificada. “É importante ter boas costureiras formadas dentro das nossas fábricas, termos a segurança de saber que temos com quem deixar a nossa empresa quando precisarmos sair. Uma empresa que tem uma boa costureira não quer abrir mão dela e isso faz com que, muitas vezes, essa profissional fique na mesma indústria por muito tempo ou até se aposentar. Parabenizo os alunos que aceitaram essa nossa proposta e agradeço às empresas que abraçaram a ideia”, disse.

O programa FIEMG Competitiva é uma iniciativa da FIEMG que tem o objetivo de apoiar a manutenção das micro, pequenas e médias indústrias, disponibilizando a solução adequada ao desafio específico de cada uma, ao mesmo tempo em que eleva o patamar competitivo de toda indústria mineira. A ideia é traduzir os desafios empresariais em soluções que elevam a produtividade, adequadas às diferentes indústrias, com diferentes realidades. Mais de 1.800 empresas já participaram do programa desde sua implantação, em 2019. Cerca de 100 Sindicatos Patronais já foram atendidos pelo programa, com mais de 7 mil participantes em assessorias e capacitações a curto, médio e longo prazo.

Saiba mais sobre o FIEMG Competitiva, clicando AQUI.

Últimas notícias

  1. Especialistas em recursos hídricos visitam laboratórios do CIT SENAI

    Leia

  2. FIEMG Zona da Mata promove treinamento sobre SPED Fiscal

    Leia

  3. Programa FIEMG Jovem recebe Mentoria em ESG

    Leia

  4. Taxa de Incêndio em Minas Gerais é declarada inconstitucional

    Leia

  5. Minascon: economia circular e arquitetura por Marcelo Rosenbaum

    Leia

  6. Embaixador do Chile no Brasil visita a FIEMG

    Leia

  7. Simpósio de Recursos Hídricos chega ao fim com Carta de Belo Horizonte

    Leia

  8. Grupo de trabalho buscará soluções para problemas entre BH e Nova Lima

    Leia