27/05/2022 Tendências para o setor da moda Em reunião, Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios debateu as tendências para o segmento Fotos: Sebastião Jacinto Júnior A NRF Retail's Big Show & Expo, que aconteceu em janeiro deste ano em Nova York, foi o tema da reunião da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios, realizada no dia 26/05, na sede da FIEMG, em Belo Horizonte. A NRF é considerada uma das maiores feiras varejistas do mundo e, historicamente, lança tendências para diversos segmentos de negócios. A consultora e coach Adriana Vital apresentou as dez principais tendências da NRF Retail's Big Show & Expo: 1- Ecossistema e plataformas: Junção de negócios e de segmentos diversos. “Um exemplo é a Magalu, que também tem outros negócios, como consórcio, produtos, bancos”. 2- Alt-commerce: Alternativas de vendas para os consumidores que reúnem diversas plataformas como as redes sociais, sites, Whatsapp e o metaverso. “Tudo isso em um clique, com compras facilitadas e entregas rápidas”. 3- Metaverso: Tendência de fusão do espaço físico com o digital em que uma nova realidade se coloca com múltiplas possibilidades e tecnologias. “A H&M é a primeira loja de roupas no metaverso. O cliente pode entrar na loja, experimentar e fazer o pedido de produtos”. 4 - ESG: “O público quer se relacionar e consumir produtos de empresas que têm como base o cuidado com as pessoas, com o meio ambiente e com a diversidade de pessoas e ideias”. 5 - Loja física como um hub: A loja se torna um espaço de experiência, que trabalha os cinco sentidos e que oferece serviços de educação, relacionamento, consultorias e assessorias. “Tudo isso com muita tecnologia”. 6 - Localtivismo e Vizinhança: Tendência que o consumo ocorra na própria vizinhança e isso foi intensificado com a pandemia. 7- People Centric: Tem o consumidor no centro do negócio, com entregas personalizadas e diferenciais em todos os pontos de contato. 8 - Rebranding: Espaços imersivos para os clientes. Vital citou como exemplo as lojas Instant Woander, que aprimorou a experiência do cliente por meio de cores, texturas e esculturas metálicas. 9 - Parcerias e combinações: É a combinação de marcas e serviços para experiências únicas, como a parceria Nike e Lego para a criação de um produto novo. 10 - Liderança: que tenha como base a transparência, autenticidade, segurança psicológica e inovação nas relações entre líderes e liderados. Segundo a consultora, as oportunidades de valorização das comunidades e do histórico de relacionamento com os clientes e a utilização dos conceitos da ESG fomentam projetos que podem ser aplicados em diversos setores, inclusive, no da moda. Ela destacou o varejo assumindo o modo phygital, que Adriana Vital vê como “preparação para o metaverso e uma experiência de consumo sem atritos e autonomia”. Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios - Presidida por Mariângela Marcon, tem o intuito de analisar, debater e fazer proposições ao presidente da FIEMG, visando à construção de um ambiente mais favorável para a atividade industrial. “Essa reunião é o início formal dos trabalhos de nosso grupo e no encontro anterior tivemos a oportunidade de trabalharmos quais as linhas de atuação do colegiado e a minha expectativa é muito grande quanto ao caminho que vamos seguir”, afirmou Marcon. Minas Trend - Também foi apresentado o balanço da 27ª edição do Minas Trend, que foi realizado em abril deste ano. O evento reuniu 86 marcas, 102 estandes, de nove estados brasileiros, sendo que 40% das marcas são mineiras. Foram 3.524 visitantes e 1.386 compradores em três dias de evento. Denise LucasImprensa FIEMG