Notícia

Empresários mineiros voltam otimistas da Web Summit

Delegação liderada pela FIEMG aponta Lisboa como a porta de entrada para a internacionalização

A WebSummit, o principal encontro de tecnologia e inovação do mundo, termina com a mensagem de que a digitalização é sobre liberdade e sociedades abertas. As indústrias mineiras de software, tecnologia da informação e comunicação voltam de Portugal depois de participar de uma intensa agenda de promoção comercial, com intuito de alavancar as exportações de serviços e ampliar o número de empresas internacionalizadas do estado. Estiveram presentes na feira em Lisboa 69.304 pessoas de 159 países.

Fizeram parte da delegação o presidente do Sindicato da Indústria de Software e Tecnologia da Comunicação (Sindinfor), Welington Teixeira e o presidente do sindicato da Indústria de Auto Peças (Sindipeças), Fábio Sacioto.

“Não somos apenas TI, somos economia digital, somos transversais. Vimos na Web Summit que o digital está em tudo a cada dia. Na FIEMG somos 139 setores que vão de automotivo, mineração, metalomecânico à panificação. Somos todos industriais e só estaremos preparados para o futuro se estivermos juntos. Nossa responsabilidade como TI é atender às necessidades de todos. Uma mão apenas não move nada, precisamos cada um mover um pouquinho para conseguirmos fazer o Estado e o País que sonhamos”, diz Wellington Teixeira.

Websumit-portal.jpeg

“Foi uma surpresa muito agradável a interação com as startups e com a liberdade de expressão delas. A tecnologia está nos veículos em vários equipamentos como em itens de segurança, gestão de energia, carros híbridos, elétricos, autônomos. Vejo que a tecnologia está no processo e nos produtos. Achei importante participar dessa missão liderada pelo setor de TI porque as inovações permeiam todos os tipos de indústrias”, afirma o diretor da FIEMG, Fábio Sacioto.

A delegação participou no último dia da conferência de um momento de networking com empresas estrangeiras e de visitas técnicas, na aceleradora Beta-i, na incubadora Startup Lisboa Tech e a na Farfech, primeira startup portuguesa a garantir status de unicórnio, termo aplicado a uma startup que possui avaliação de preço de mercado no valor de mais de 1 bilhão de dólares.

A WebSummit reuniu representantes de gigantes da internet como Google, Microsoft, Uber, Booking, além de autoridades internacionais e ativistas. A missão é apoiada pelo Centro Internacional de Negócios (CIN), por meio da Confederação Nacional da Indústria - CNI, Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios - Rede CIN, e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações - Apex-Brasil. 

“A digitalização é sobre liberdade, diálogo, tolerância e sociedades abertas: Vamos usar a revolução digital para o diálogo, para a paz. É difícil, porque esta onda que está a atravessar o mundo anda no sentido contrário ao da revolução digital, mas temos de lutar por esses princípios”, recomendou. “Essa é a mensagem. Levem-na para o resto do mundo. Não deixem as vossas mensagens só para vocês. Ajudem a criar um mundo melhor” - Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal.

Websumit-imagem.jpg                                                       

 Confira depoimentos de empresários mineiros na Web Summit:

Galeria

Últimas notícias

  1. Energia Renovável será tendência nos próximos anos

    Leia

  2. Lei de Incentivo ao Esporte em debate no CIEMG

    Leia

  3. Associativismo é destaque no balanço da indústria da Zona da Mata

    Leia

  4. Conselho Tributário discute exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS

    Leia

  5. FIEMG Regional Sul alerta sobre plano diretor de Varginha

    Leia

  6. Mais 55 estudantes da região se qualificam no Programa Futuros Engenheiros

    Leia

  7. SESI e SENAI têm alto índice de aprovação

    Leia

  8. FIEMG recebe visita do novo presidente da Agência Nacional de Mineração

    Leia