Notícia

Concursos movimentam programação do Minascon 2019

Estudantes de engenharias, edificações, construção civil e arquitetura criaram pontes e produtos sustentáveis para a construção

Fotos: Sebastião Jacinto Junior

A sexta-feira, 20/09, foi marcada por competições e comemorações no Minascon 2019, evento realizado pelo Sistema FIEMG e Sebrae Minas, onde foram conhecidos os vencedores dos concursos “A Ponte Minascon” e “Desafio da construção: Mãos à obra”. No concurso “A Ponte Minascon”, 19 duplas construíram seus protótipos com palitos de picolé e cola branca. Os estudantes do 10º período de Engenharia Civil da Univiçosa Maxiliano de Oliveira e Adriano Gomes foram os responsáveis pela ponte que suportou 402 quilos e faturaram o prêmio de R$ 2,5 mil.

“Nosso protótipo inicial suportou 370 quilos. A partir daí, fizemos ajustes e conseguimos essa grande vitória hoje”, comemorou Adriano Gomes. Maxiliano de Oliveira disse que “valeu a pena ficar mais de 12 horas de pé montando o protótipo vencedor do concurso”. A dupla que levou o segundo lugar da competição foi Lara Bahia Martins e Adriano José Ferreira, de Manhuaçu, com uma ponte que suportou 330 quilos.

O supervisor técnico do SENAI, Leandro Caldeira, falou que a competição tem se tornado mais acirrada a cada edição. “A cada ano as pontes conseguem suportar mais carga e têm apresentado melhor condição estética e de sustentação”, ressaltou. Os vencedores deste ano são os detentores do recorde do concurso mineiro. Antes dos 402 quilos, o recorde estava com os ganhadores de 2016 com uma ponte que suportou 170 quilos.

Desafio da Construção

Produtos sustentáveis que apresentam aplicabilidade no mercado foi o foco do Desafio da Construção: Mãos à obra” neste ano. O primeiro lugar ficou com a estudante de Engenharia Civil Larissa Moraes, da InFôrma. “Nosso trabalho é construir formas de concreto armado sustentáveis produzidas com Tetra Pak. Nosso produto é mais durável, barato e pode ser triturado e reaproveitado”, explicou a vencedora. Segundo Moraes, o prêmio será usado para investir nos protótipos.

Gustavo Charlemont, diretor Executivo do sindicato das Indústrias de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias no Estado de Minas Gerais (SINDIMIG), conta que o desafio é uma forma de integrar academia e setor produtivo. “Criamos o concurso para saber o que há de pesquisas e desenvolvimento na academia e ver o que se encaixa na construção com aplicabilidade real”, pontuou Charlemont.

SJJ_9093.JPG

Nove equipes apresentaram seus produtos no Desafio da Construção. Segundo o analista do Sebrae Minas, Jonas Bovolenta, todos as equipes participaram de um treinamento prévio. “Foram dois dias com foco no empreendedorismo para que cada equipe pudesse repensar e remodelar seus negócios e ver a viabilidade e valores para seus projetos. Eles se prepararam para vender suas ideias”, destacou Bovolenta.

O segundo lugar do desafio ficou com Tayná Barbosa, da Ecoslate; o terceiro lugar com Bárbara Formaggini e o projeto Concreto com Rejeito de Ardósia; e a menção honrosa foi para Débora Vasconcelos e seu projeto de Cerâmica Vermelha.

O "Desafio da Construção: Mãos à obra” é uma ação da Câmara da Indústria da Construção da FIEMG e conta com as parcerias do Sebrae Minas, do Sindicato das Indústrias de Instalações Elétricas Gás, Hidráulicas e Sanitárias no Estado de Minas Gerais (SINDIMIG), do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (SINDUSCON-MG), do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de MG (SICEPOT-MG) e do SENAI-MG.

Minascon 2019

O grande evento da cadeia produtiva da construção civil de Minas Gerais traz neste ano a feira de imóveis da Caixa Econômica Federal, o Show da Casa Própria, que será realizado nos dias 21 e 22/09. A entrada é gratuita e a programação completa por ser conferida AQUI.

Últimas notícias

  1. Curso aborda estrutura tarifária e custos pagos pelos consumidores na conta de energia

    Leia

  2. FIEMG Regional ZM promove workshop para desenvolvimento de supervisores e coordenadores de Produção

    Leia

  3. Aprimore suas habilidades na área de audiovisual

    Leia

  4. FIEMG cria ferramenta que irá auxiliar a vacinação dos trabalhadores da indústria

    Leia

  5. Projeto “Mão na massa” realiza ações personalizadas para padarias em Uberlândia

    Leia

  6. FIEMG Regional ZM recebe deputado federal Reginaldo Lopes

    Leia

  7. Segunda rodada de negócios do Compre Bem FIEMG Virtual - DIMEP Sistemas

    Leia

  8. Escola de Esportes do SESI JF recebe o atleta de futsal Leo Santana

    Leia