Notícia

Salim Mattar fala sobre impactos da desestatização na cadeia produtiva da construção

Secretário especial do governo federal fez palestra de abertura do Minascon 2019

Fotos: Sebastião Jacinto Júnior

A palestra magna que marcou a abertura da 16ª edição do Minascon, evento realizado pelo Sistema FIEMG e pelo Sebrae Minas, teve como tema “As privatizações e seus impactos no desenvolvimento nacional”. O convidado foi o secretário Especial de Desestatização do governo federal, Salim Mattar, na noite desta quarta-feira, 18/09, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte.

Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, enalteceu na abertura do evento a grandeza do Minascon e apontou que o segmento da construção está mostrando sinais de recuperação. “Durante o Minascon será discutida toda a cadeia da construção, que gera milhares de empregos e também riqueza para Minas e para o Brasil. Desejo que todos realizem bons negócios, pois estamos próximos da retomada econômica. Tenho certeza que dias melhores virão”, apontou Roscoe.

Salim Mattar, em sua palestra, falou como a desestatização prevista pelo governo federal irá impactar na economia nos diversos setores, inclusive a cadeia produtiva da construção. “O Estado precisa ser mínimo, para criarmos um ambiente de negócio competitivo, principalmente para o micro e pequeno empreendedor. Mais de 20% dos empregos gerados são de empresas com até 20 empregados”, afirmou. “Neste país de empreendedores, precisamos fortalecer as micros e pequenas empresas e as startups. A iniciativa privada é o que move o país e faremos de tudo para facilitar a trajetória desses empresários e transformar esses pequenos empreendimentos em grandes companhias, que irão trazer riquezas e crescimento para o país”, ressaltou Mattar.

Roberto Simões, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, mostrou como a entidade investe tempo e trabalho no setor da construção, que conta com esmagadora parcela de micro e pequenos empresários. “O setor de construção civil é muito importante para o estado, principalmente, por ter um enorme potencial de geração de empregos e resposta rápida aos investimentos”, disse Simões, lembrando que cerca de 99% das empresas de construção civil são de micro e pequeno porte.

16 anos de evolução do setor

De acordo com Teodomiro Diniz, presidente da Câmara da Construção Civil da FIEMG e vice-presidente da Federação, o Minascon tem se transformado ao longo de suas edições, acompanhando as tendências e inovações do setor. “Durante os 16 anos de realização do Minascon, o evento evoluiu com a necessidade de um maior desenvolvimento tecnológico, de inovação, de modernidade e de transformação. A construção civil, devido a sua dinâmica, evolui de maneira rápida e é um setor de grandes investimentos. Por isso é importante a questão do ganho de produtividade, desenvolvimento tecnológico e da viabilização de produtos cada vez melhores e mais econômicos para atender melhor a população”, destacou.

Além do dinamismo do setor, o vice-presidente da FIEMG chamou a atenção para a grandeza dos impactos sociais e econômicos da construção civil em toda a sociedade brasileira. “Não podemos deixar de falar da importância do setor no aspecto do desenvolvimento na geração de emprego e renda, e movimentação da economia do país. 65% da produção da indústria forma toda a cadeia produtiva da construção e é muito importante no desenvolvimento da indústria como um todo. A construção civil entrega muito para a economia brasileira’, ressaltou Diniz.

O Minascon acontece até o dia 22/09, na sede do Sebrae Minas. Nos cinco dias de evento estão previstas exposições, palestras, conferências e congressos com as últimas novidades em tecnologia e serviços do setor voltados para a atualização profissional. Para conhecer a programação completa do maior evento da cadeia produtiva da construção, CLIQUE AQUI

Galeria

Últimas notícias

  1. Foco na gestão para superar a crise

    Leia

  2. FIEMG, por meio do Projeto Inspirar, entrega ventiladores ao governo de Minas

    Leia

  3. Cursos Técnicos com 30% de desconto? É no SENAI-MG!

    Leia

  4. FIEMG promove "Venda Mais Virtual"com a STOR GLOBAL

    Leia

  5. FIEMG defende vetos pelo Congresso em medidas que tiram a competitividade do país

    Leia

  6. Testes rápidos de Covid-19 do SESI têm boa procura em Juiz de Fora

    Leia

  7. Feito em Minas

    Leia

  8. FIEMG Regional ZM e Intersind realizam doações para hospitais da região

    Leia