Notícias

Equipe do PEIEX participa do lançamento do NAF (Núcleo de Apoio Fiscal) na UFU (Universidade Federal de Uberlândia)

Empresários, sociedade em geral, professores e alunos do curso de Relações Internacionais da UFU prestigiaram o evento

De acordo com o site oficial da Universidade Federal de Uberlândia, o evento de inauguração do Núcleo de Apoio Fiscal em Comércio Exterior (NAF-Comex) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi realizado no último dia 21/06 em parceria com a Receita Federal. O NAF-Comex tem acompanhamento do Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI/UFU).

O objetivo do NAF-Comex é assessorar empresas locais em processo de importação e exportação; com isso, o Núcleo visa apoiar o público citado em questões tributárias e fiscais referentes ao Comércio Exterior. Os responsáveis pelos atendimentos são discentes da UFU membros da ACPE (Assessoria Consultoria Planejamento Econômico), a empresa júnior do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade.

A equipe do PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) realizado pela APEX Brasil em parceria com a FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) através do CIN (Centro Internacional de Negócios), também marcou presença no evento para conhecer a iniciativa e os desdobramentos que ela pode trazer para a atuação do Programa. Acompanharan o lançamento a monitora Roseli Almeida, a coordenadora Ariane Bocamino e o apoio técnico Josué Morais, que é graduando no curso de relações internacionais da UFU e membro da ACPE.

Durante o lançamento oficial, foi destacada a inclusão de um novo nicho de atendimento para o Núcleo, que são os MEI (microempreendedores individuais) e o cidadão hipossuficiente nas transações internacionais.

Foi composta durante o evento uma mesa solene com os seguintes presentes: professor doutor Steffen Júnior, reitor UFU; Superintendente da Receita Federal do Brasil em Minas, Mário José Dehon São Thiago Santiago; professor doutro Helder Eterno da Silveira, pró reitor da extensão e cultura da UFU, delegado da Receita Federal do Brasil em Uberlândia, o auditor-fiscal senhor Luiz Cláudio Martins Henriques, o diretor do Instituto de Economia e Relações Internacionais Professor Doutor Haroldo Ramanzini Júnior, o coordenador do projeto e auditor fiscal da Receita Federal, senhor Eduardo Antônio Costa, o coordenador do NAF-Comex UFU,professor doutor Germano Mendes de Paula da Universidade Federal de Uberlândia.Cada integrante da mesa teve fala e apresentou as expectativas e desejos para o NAF na Universidade Federal de Uberlândia.

A monitora do PEIEX, Roseli Almeida, comentou a importância da chegada do NAF-Comex para a cidade de Uberlândia. “Nós da FIEMG apoiamos esta iniciativa porque ela atua diretamente na cultura da exportação local, o que favorece todos os projetos e iniciativas que apoiam a exportação. Nós do PEIEX faremos encaminhamentos de empresas para eles (NAF),ou seja, para um trabalho um conjunto. Vamos encaminhar empresas que não se adequam ao perfil do PEIEX mas se adequam ao NAF, como micro e pequenos empresários e pessoas físicas.”

Além da solenidade de lançamento, a Receita Federal, realizou uma apresentação detalhada sobre as aduanas, sua atuação, importância e resultados desenvolvidos pela entidade. O conteúdo serviu de incentivo em especial aos discentes que serão os futuros trabalhadores da área de Comércio Exterior. A coordenadora do PEIEX, Ariane Bocamino, que também participou do lançamento, se colocou à disposição das entidades presentes para parcerias e reuniões de troca sobre o tema norteador do projeto que é o apoio a exportação.

           

Galeria