Notícia

FIEMG Regional ZM promove treinamento sobre SPED Fiscal

Curso abordou as normas técnicas e o funcionamento prático da Escrituração Fiscal Digital

Fotos: Gilmar Peixoto

"SPED Fiscal - ICMS/IPI - Teoria e prática" foi o tema do treinamento que a FIEMG Regional Zona da Mata promoveu em sua sede, em 29 de junho, de forma presencial, com carga horária de 8h. O curso apresentou uma visão geral sobre as normas técnicas, bem como o funcionamento prático da Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal ICMS/IPI) obrigatória aos contribuintes mineiros. Foram analisados assuntos sobre preenchimento, geração e transmissão do arquivo, além das novidades e alterações ocorridas em 2022.

Tyrone Canuto, bacharel em Ciências Contábeis e pós-graduado em Direito Tributário, foi quem ministrou o treinamento. O SPED Fiscal, chamado também de Escrituração Fiscal Digital (EFD), é o nome dado ao processo de escrituração digital da Receita Federal. Com ele, a instituição e os órgãos fazendários estaduais recebem dos contribuintes todas as informações a respeito do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). É o meio pelo qual as empresas simplificam e facilitam a entrega da documentação necessária para o Fisco, eliminando a necessidade de se ter documentos em papéis, o que garante a fiscalização para o governo e reduz a burocracia.

O treinamento reuniu profissionais da área Contábil, Fiscal, Direito, empresários, gestores, estudantes e demais interessados no tema. O conteúdo programático contemplou temas como legislação que regulamenta a EFD, conceitos SPED e EFD x SPED FISCAL, obrigatoriedade; obrigações acessórias; funcionamento EFD; introdução prática; análise de registros específicos; lançamentos fiscais, entre outros.

Canuto destacou que o curso tem sido um diferencial no mercado por estruturar o conteúdo em dois módulos. "Primeiro abordamos toda a legislação que trata do assunto e, na segunda etapa, possibilitamos aos participantes a visualização detalhada de como os procedimentos devem ser feitos. Tudo isso conciliado à troca de experiências entre os participantes e as novidades em relação à fiscalização", ressalta.

O analista de Relações Empresariais da FIEMG Regional ZM, Gilmar Peixoto, destaca que o treinamento foi sucesso e que a avaliação dos participantes foi excelente. Raquel Monferrari, da empresa Indorama, destacou em sua avaliação que ficou totalmente satisfeita com o treinamento. E Evaldo Pinto, analista fiscal da Móveis Itatiaia, foi outro participante que considerou o curso excelente.

A programação de treinamentos da entidade para julho prevê os temas: "Acidentes de Trabalho – Responsabilidades do gestor" dia 13, das 8h30 às 12h45, de forma presencial, com a instrutora Poliana Martins. No dia 14, será realizado o encontro empresarial gratuito "Cadastro Nacional de Produtos e Códigos 2D", ministrado de forma on-line por Éliton Luiz de Assis, das 9h às 11h. De 18 a 20, será a vez do tema "Análise de falhas na produção", que terá a apresentação de Rafael Cerqueira Lima das 8h30 às 12h30.

Graciele Vianna
Imprensa FIEMG

Últimas notícias

  1. FIEMG e Secretaria da Fazenda discutem o Tratamento Tributário Setorial em Minas Gerais

    Leia

  2. Empresários e trabalhadores da indústria mineira unidos pelo emprego

    Leia

  3. SENAI disponibiliza cursos de desenvolvimento web

    Leia

  4. IEL forma 12ª turma do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros

    Leia

  5. Minascon 2022 será lançado em Poços de Caldas

    Leia

  6. Conhecer, para votar melhor e com mais consciência

    Leia

  7. SESI Barbacena recebe Medalha Ordem do Mérito Legislativo

    Leia

  8. O estagiário: um profissional em formação

    Leia