Notícias

“Apesar das adversidades, tivemos um ano positivo”, afirma Fábio Sacioto

CIEMG realiza sua reunião de balanço anual e apresenta projetos para 2021

“Estou presidente do CIEMG, uma casa sólida e com trabalho firme na RMBH, mas com pouco reconhecimento no interior e é uma oportunidade de expansão”, afirmou Fábio Sacioto, presidente do CIEMG, ao abrir sua primeira reunião de balanço anual à frente da instituição.

A Reunião do Conselho Superior do CIEMG foi realizada no dia 11/12 e Sacioto destacou algumas ações da instituição ao longo do ano, como a rápida adaptação de seus cursos e capacitações que passaram a ser ofertados de maneira on-line.

“Essa mudança fez com que aumentássemos o número de alunos, além de atender demandas em outros estados, como Tocantins, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo”, explicou, pontuando, que foi assinado um protocolo de intensões com a Federação das Indústrias de São Paulo e a realização expansão da rede de benefícios para federações de outros estados, como a Bahia. “Apesar das adversidades, tivemos um ano positivo, avançamos em algumas frentes e nos mantivemos próximos às empresas”.

Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, participou da reunião e elogiou o rápido posicionamento do CIEMG perante a crise, ao adaptar seus produtos a um novo momento. “A resposta da gestão veio rápida, o número de associados foi o preservado e a interiorização da instituição é uma iniciativa bastante interessante, que demostra uma mudança de paradigma de seus negócios”, afirmou. O líder empresarial se diz otimista quanto a 2021. “O país está passando por um momento macro econômico mais positivo, com as taxas de juros mais baixas e câmbio favorável, tornando o cenário oportuno para o crescimento e fortalecimento do setor produtivo”, afirmou o presidente da FIEMG.

Confira abaixo, os principais destaques do CIEMG em 2020

Associativismo – A instituição adotou políticas de negociação no início da pandemia, realizou saneamento da base e manteve a média de recebimento mensal.

Representatividade e Ambiente de Negócios – O CIEMG manteve a participação nas Câmaras e Conselhos da FIEMG, no G7 Contagem, que é um grupo de entidades representativas de diversos setores, nos Conselhos Municipais. Também realizou reuniões periódicas de sua Diretoria e formou Grupos de Trabalho para projetos específicos.  

Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem – Foi estruturada com o objetivo de representar, de forma ativa, a cadeia produtiva de MG. Atua com a elaboração de estudos e parecer jurídico, regulamentos e materiais e formação de mediadores, dentre outros.

Projetos de Negócios FIEMG – Atuação, em parceria com o IEL, nos Projetos Forte, Compre Bem e Venda Mais, que têm como objetivos a prospecção de clientes e a promoção de negócios.  

Responsabilidade Social – O CIEMG retomou uma antiga vocação e realizou diversas ações de cunho social, como a doação de materiais de limpeza nas áreas atingidas pela enchente, de máscaras, álcool gel 70% e respiradores.

Projeto ação transformadora: aprendiz na empresa – Tem como foco promover ações transformadoras, englobando indicadores que alicerçam a contribuição das empresas participantes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o alinhamento com o programa Jovem Aprendiz. “Atualmente, algumas empresas veem os jovens aprendizes como mão de obra barata, sem se atentar para o seu desenvolvimento pessoal e profissional”, afirmou Sacioto.

Rede de parceiros – Articulação de uma rede de benefícios para seus associados com empresas de Planos de Saúde, Seguros, Farmácias e Instituições de ensino, dentre outros. “Já fechamos com 10 parceiros, como instituições de ensino, farmácias e planos de saúde, como a Premium”, explicou o presidente do CIEMG.

Cursos e Capacitações – No primeiro mês da pandemia o CIEMG se adaptou à nova realidade e passou a ofertar cursos on-line. Também celebrou importantes parcerias com o Grupo Anima, Sebrae e FIEMG Competitiva. “Ao todo, foram capacitadas 2.903 pessoas, em 65 treinamentos totalizando 763 aulas/horas”, pontuou. Rede Sociais – Com a mudança de metodologia de ensino, que migrou do presencial para on-line, a instituição sentiu necessidade de estar mais perto de seu público e, por isso, ingressou nas principais redes sociais: Instagram, Linkedin e Youtube.

Abaixo, os principais projetos para 2021

Associativismo - Reforçar o associativismo por meio de ações ligadas à Rede de Parceiros, a Associação dos Sindicatos Indústrias e suas bases e a interiorização das atividades do CIEMG no interior mineiro. Representatividade e Ambiente de Negócios – A meta do CIEMG é ampliar a defesa em fóruns municipais na RMBH, ativar o Comitê de Assuntos Legislativos (CAL) e trabalhar ações jurídicas em defesa dos associados.

Formação gerencial – A proposta é a de remodelar os treinamentos com foco na média liderança, estruturar a ofertas de cursos EAD, intensificar a oferta de soluções personalizadas, como treinamentos in companies e consultorias.

Últimas notícias

  1. A hora da indústria é agora

    Leia

  2. A hora é agora! 2021 é o ano do seu emprego na indústria

    Leia

  3. Atividades comerciais em Belo Horizonte são suspensas a partir do dia 11

    Leia

  4. Programa da FIEMG proporciona descontos de até 22% na conta de energia

    Leia

  5. Indústria mineira mostra resiliência e contribui para minimizar impactos econômicos provocados pela Covid-19

    Leia

  6. Reforma administrativa em pauta

    Leia

  7. Reforma Administrativa em debate

    Leia

  8. Minas 300 anos: Produzindo desenvolvimento e construindo o futuro

    Leia