Notícias

Mobilização Empresarial pela Inovação é pauta de reunião virtual da FIEMG

Debate contou com a participação da diretora da CNI Gianna Sagazio

Os representantes do Conselho de Tecnologia e Inovação da FIEMG se reuniram, virtualmente, dia 27/7, para ouvirem a diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e responsável pela coordenação executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), Gianna Sagazio. Na oportunidade, os participantes puderam conhecer mais sobre a iniciativa que reúne líderes empresariais, associações industriais e federações estaduais da indústria com o objetivo de estimular a competitividade brasileira a partir do incentivo à inovação

Valetino Rizzioli, presidente do colegiado, abriu os trabalhos da reunião e destacou o papel da FIEMG no fomento à inovação da indústria mineira e destacou que está otimista em relação à retomada pós-pandemia da Covid-19. “Temos falado muito sobre o apoio que os empresários precisam para inovação. Precisamos, como federação, ter uma atividade bastante forte junto aos órgãos do governo para que estejamos prontos para a reativação da economia, que está começando. Eu acredito que em poucos meses voltaremos, de ponto de vista econômico, para um cenário positivo”.

Contexto da inovação no Brasil

gianna.jpg

A diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) contextualizou que, diante da pandemia da Covid-19, o recuo da economia mundial foi de 4,9% e no Brasil esse percentual poderá ser de 9,1%. “O Brasil tem investido menos em pesquisa e desenvolvimento e recebido menos apoio publico para projetos de inovação. Sabemos que os países que são mais inovadores tem conseguido de fato continuar investindo e expandindo seus negócios. O futuro depende da inovação”, destacou Sagazio.

De acordo com o Índice Global de Inovação, divulgado pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual, o Brasil teve uma queda de 19 posições nos últimos nove anos. “Estamos na 66ª posição neste ranking e isso não é incompatível, pois somos a nona economia do mundo. Para avançarmos é importante alavancar nossa posição nesse relatório e em outros. Temos que, de fato, compreender melhor quais são esses fatores e como melhorar por meio de políticas públicas e corporativas para que possamos de fato avançar”, pontuou a diretora.

MEI

A Mobilização Empresarial pela Inovação reúne cerca de 500 lideranças empresariais que participam das maiores empresas do Brasil e representantes do poder público. “Fazemos uma articulação forte com o governo brasileiro, com presença de ministros, secretários, senadores, deputados. Vamos completar 13 anos, nos reunindo com lideranças comprometidas com o fortalecimento do ecossistema de inovação. É o caminho muito importante para alavancar o desenvolvimento do país”, reforçou Sagazio. “A pandemia tem nos mostrado a importância de uma indústria fortalecida. Não existe indústria forte se não for inovadora, gerando valor agregado. Aqueles que investem nisso são os que conquistam o mercado internacional, finalizou.

 Clique aqui e saiba mais sobre a MEI

Últimas notícias

  1. FIEMG se une a empresas e mobiliza recursos para desenvolvimento de vacina contra a Covid-19

    Leia

  2. Avanços do Plano de Gestão 2020-2022 do CIEMG

    Leia

  3. CIEMG participa de blitz educativa para combater à Covid-19

    Leia

  4. FIEMG lança Portal de Compras da Indústria

    Leia

  5. Responsabilidade social empresarial em foco no CIEMG

    Leia

  6. Prefeitura de Contagem abriu inscrições para o Selo de Integridade de Contagem - edição 2020

    Leia

  7. Desafios da nova gestão

    Leia

  8. Dia da Indústria é celebrado pela FIEMG

    Leia