Notícias

Atividade industrial desacelera em dezembro, aponta pesquisa

A maior dificuldade enfrentada no quarto trimestre foi a falta ou o alto custo da matéria-prima

A Sondagem Industrial de Minas Gerais registrou queda da produção e do número de empregados em dezembro, o que já era esperado, tendo em vista a sazonalidade de fim de ano. Os estoques das indústrias recuaram, mas ainda assim encerraram dezembro acima do nível planejado pelo segundo mês consecutivo, após 18 meses abaixo desse patamar.

Esse movimento de normalização dos estoques pode estar relacionado com a desaceleração da demanda, devido ao avanço da inflação e do endividamento das famílias e à migração do consumo de bens para o setor de serviços. A utilização da capacidade instalada foi inferior à usual para o mês, sinalizando que as indústrias operaram com capacidade produtiva inferior à habitual para dezembro.

Os indicadores financeiros pioraram no último trimestre de 2021, mostrando que os industriais ficaram mais insatisfeitos com as margens de lucro de suas empresas, assim como com as condições de acesso ao crédito. No tocante à situação financeira de seus negócios, os empresários mostraram-se menos satisfeitos no trimestre. A maior dificuldade enfrentada no quarto trimestre foi a falta ou o alto custo da matéria-prima, problema decorrente da desarticulação das cadeias globais de oferta que perdura desde o começo da pandemia. 

A Sondagem Industrial de Minas Gerais é uma realização da gerência de Economia e Finanças Empresariais da FIEMG. A amostra foi realizada com 52 grandes empresas, 49 médias e 63 pequenas empresas, no período de 3 a 14 de janeiro de 2022.

Para ler o estudo completo, clique NESTE LINK.

Últimas notícias

  1. CIEMG promove encontros para tratar de inovação em Contagem

    Leia

  2. Minas Gerais precisa qualificar 1 milhão trabalhadores em ocupações industriais até 2025

    Leia

  3. Gestão da Inovação na TSEA Energia é tema de palestra no CIEMG

    Leia

  4. Nota de falecimento

    Leia

  5. Descarbonização, proteção de dados e parcerias em debate no CIEMG

    Leia

  6. Café Empresarial do CIEMG recebe executivo da TSEA Energia

    Leia

  7. Mudança de mindset é tema do primeiro Café Empresarial do ano

    Leia

  8. Segurança pública em debate no CIEMG

    Leia