Notícias

CIEMG debate Responsabilidade Social Empresarial

Indústria 4.0 também foi pauta na reunião da Diretoria da entidade

A Diretoria Plena do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais – CIEMG se reuniu na sede da entidade nesta segunda-feira, dia 27/05.

Adriana Carmo, gerente de Projetos Sociais e Incentivados da ArcelorMittal, apresentou aos membros da diretoria a Fundação ArcelorMittal, que é o braço social da entidade. A Fundação tem como objetivo contribuir para a “Transformação do Amanhã” das comunidades onde a Belgo Bekaert e ArcelorMittal possuem atuação e desenvolvem projetos estruturados  com o envolvimento de empregados, gestores, clientes, fornecedores, sociedade civil e poder público. Adriana conta que eles estão presentes em 49 municípios e tem o compromisso em contribuir para o desenvolvimento onde está inserida. “Seu foco principal é a formação de crianças e adolescentes para que se tornem cidadãos mais conscientes, produtivos e participantes”, afirma a gerente.

Na oportunidade, também foram exibidas as ações de Responsabilidade Social Empresarial da FIEMG pela gerente da área, Luciene Araújo. De acordo com Luciene as iniciativas visam mobilizar, capacitar e assessorar as indústrias para gerirem seus negócios de forma sustentável, contribuindo para melhorar a sua competitividade e tornando-as parceiras na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. Atualmente a área atua em três eixos: Promoção da Sustentabilidade, Cultura e Relacionamento com a Sociedade.

Outro tema da reunião foi a Indústria 4.0. Guilherme Pereira, coordenador de Tecnologia e Educação para a Indústria da FIEMG, mostrou os desafios, o futuro do trabalho, as tendências de emprego e como o SENAI-MG está enxergando e se preparando para este tema. Pereira afirmou que a entidade está implantar um Centro de Treinamento Indústria 4.0, em Contagem, com o objetivo de proporcionar desenvolvimento técnico compartilhado; criação e teste de soluções integradoras; formação de mão de obra especializada e divulgação de novas tecnologias. “Com a construção do centro, o Sistema FIEMG está disponibilizando para a indústria uma visão direta e um caminho claro para a rápida implementação de sua própria transformação digital”, diz.

Para Cássio Braga, presidente do CIEMG, os dois temas são bastante relevantes para a indústria. “A Indústria 4.0 já é uma realidade concreta e vai mudar drasticamente o ambiente industrial e de negócios. É de suma importância levar conhecimento e tecnologia para as indústrias de base”, afirma.

O empresário ressaltou que a Fundação ArcelorMittal é bastante interessante e desenvolve projetos importantes, sendo exemplo para outras indústrias.

Para Braga, um novo aspecto se põe diante das realidades de compliance e de transparência que estão sendo exigidas das empresas. “A Responsabilidade Social Empresarial visa orientar, instruir e mostrar caminhos para o empresário para que ele se resguarde nesses aspectos”, conta.

Assuntos relevantes para a diretoria também foram debatidos na reunião, como a simplificação que está sendo proposta, e o CIEMG está participando ativamente, das obrigações acessórias tributárias. “Deve vir um pacote com cerca de 180 medidas simplificadoras, que serão muito bem-vindas”, ressalta o presidente do CIEMG. A revisão das Normas Regulamentadoras de Saúde e Segurança e a concepção do Plano Diretor de Belo Horizonte e o de Contagem também foram debatidas.

Galeria

Últimas notícias

  1. Energia mais barata para a indústria mineira

    Leia

  2. Treinamento apresenta melhores práticas na gestão de estoques e inventário

    Leia

  3. Reclamar é fácil. Você faz a diferença?

    Leia

  4. Suspensos os efeitos da liminar judicial que desobrigava ao recolhimento da Taxa de Incêndio em Minas Gerais

    Leia

  5. Agência RMBH recebe contribuições sobre regularização fundiária

    Leia

  6. Taxa de Incêndio em Minas Gerais

    Leia

  7. Semana do MEI em BH será realizada no Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação

    Leia

  8. CIEMG promove o 1° Seminário Gerenciando Projetos na Indústria

    Leia