Notícias

CIEMG e FIEMG entram com ação contra as multas aplicadas pela ANTT

Ação visa cumprir a defesa dos interesses dos associados das entidades

A FIEMG e o CIEMG entraram, no dia 16/11, com uma ação contra as multas aplicadas pela a Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT em função do Tabelamento de Frete.

A ação visa cumprir a defesa dos interesses dos associados das entidades e a proteção dos direitos das indústrias e da classe empresarial diretamente afetadas pela oneração excessiva e ilegal imposta pelo ato.

Para Cássio Braga, presidente do CIEMG, sendo bem sucedida a medida judicial impetrada, a proteção contra aplicação das multas pela ANTT se estenderá ás empresas associadas ao CIEMG e também aos associados dos sindicatos signatários da ação. “Trata-se de uma ação concreta de defesa de interesse em benefício das empresas associadas, que não será estendida às demais não associadas”, afirma.

Braga ressalta que é essencial a aproximação da entidade e a associação das empresas, para que possam usufruir dos efeitos das ações de defesa de interesse, que serão a tônica das entidades no futuro próximo.

Greve dos caminhoneiros

O movimento de paralização nacional dos caminhoneiros, em meados de maio, culminou com a edição, pelo Governo Federal, da Medida Provisória n° 832, que teve como escopo a drástica, inconstitucional e ilegal intervenção do Estado na economia nacional, instituindo a Política de Preços Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, com o intuito de promover condições razoáveis à realização de fretes no território nacional, de forma a proporcionar a adequada retribuição ao serviço prestado.

A norma determinou que a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT publicasse uma tabela com preços mínimos de fretes de transporte de cargas. Para a FIEMG e o CIEMG, o tabelamento do frete vai contra a livre concorrência, que devem reger as relações de mercado em uma economia capitalista como a brasileira.

Últimas notícias

  1. Agência RMBH recebe contribuições sobre regularização fundiária

    Leia

  2. Decisão liminar suspende pagamento da Taxa de Incêndio em Minas Gerais

    Leia

  3. Semana do MEI em BH será realizada no Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação

    Leia

  4. CIEMG promove o 1° Seminário Gerenciando Projetos na Indústria

    Leia

  5. Treinamento desenvolve “Gestão de Compras” em Juiz de Fora

    Leia

  6. Hora de seguir em frente

    Leia

  7. Nova mineração

    Leia

  8. Gestão do tempo, foco e produtividade em pauta

    Leia