Notícias

Fausto Varela é o novo presidente do CIEMG

Empossado em cerimônia na sede da FIEMG, empresário destaca desafios da sua gestão

Fotos: Sebastião Jacinto Júnior

Fausto Varela, empresário do setor de ferro gusa, é o novo presidente do CIEMG para o período de 2022/2025. Varela e a nova diretoria da entidade foram empossados em cerimônia realizada nessa terça-feira (5/7), na sede da FIEMG, em Belo Horizonte. “O CIEMG é uma irmandade e tem muita potência, pois todos estão imbuídos de um mesmo objetivo: fortalecer e desenvolver o ambiente de negócios do Estado”, afirmou. 

O evento contou com as presenças de empresários, autoridades e lideranças do setor produtivo, entre elas, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe. “A posse de Fausto é um movimento de alternância que tem o objetivo de projetar novas lideranças e oxigenar a entidade”, disse ao cumprimentar o novo presidente do CIEMG. 

“O mundo industrial está passando por uma grande transformação e por um período de oportunidades. Esse processo envolve diretamente o CIEMG, que atua não apenas com o setor produtivo, mas também, junto a sua cadeia produtiva. Tenho certeza que Fausto fará um extraordinário trabalho à frente da entidade”, ressaltou. 

FAUSTO05.JPG

Fabio Sacioto, que presidiu o CIEMG entre 2020 e 2022, permanece na instituição, atuando como diretor financeiro. “Foram dois anos de boas experiências, em que enfrentamos muitos desafios, como a pandemia”, afirmou, pontuando que presidir o CIEMG, além de ter sido uma importante experiência profissional, foi também uma oportunidade de estreitar os laços, por meio de visitas, com as empresas associadas. “Isso faz com que o setor fique ainda mais forte”. 

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, gravou um vídeo, parabenizou Varela e reforçou a importância da entidade. “Os próximos anos serão desafiadores, mas tenho certeza do potencial da entidade em superar os obstáculos e contribuir, ainda mais, para a melhoria do ambiente de negócios do Estado". 

A gestão 2022/2025 do CIEMG tem Élcio Fortunato do Carmo como 1º vice-presidente e Giana Marcellini como 2° vice-presidente. Confira quem são os componentes da nova diretoria do CIEMG neste link

Dedicação ao setor produtivo - O empresário Fausto Varela tem 69 anos e é natural de Pirassununga, no interior de São Paulo.  Ele é casado com Maria Aparecida Mendes Pinto Varela Cançado, pai de Antônio Augusto, Mariana e Luiz Augusto, e avô de Pedro, de 7 anos, e Joaquim, de 7 meses. Formado em Engenharia Civil e pós-graduado em Administração, Varela se dedica há vários anos ao associativismo. Atualmente, ele preside o Sindicato da Indústria do Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer), que representa o setor de ferro gusa. 

O empresário é membro do Conselho Permanente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Divinópolis, onde foi presidente, e do Conselho de Desenvolvimento de Divinópolis, representando a classe empresarial. Na gestão anterior foi vice-presidente do CIEMG. 

FAUSTO03.JPG

O novo presidente do CIEMG avalia que o cenário econômico do estado e do Brasil, apesar dos desafios relacionados à pandemia e à guerra entre Rússia e Ucrânia, é positivo. “São questões que impactam diretamente os segmentos empresariais e que necessitam de permanente atenção. Entretanto, Minas Gerais vêm apresentando bons resultados graças às medidas implementadas pelos governos estadual e federal”, disse, pontuando que esses resultados também são frutos da força de vontade dos empresários “que fazem a diferença permitindo que o setor empresarial tenha uma expectativa bastante positiva”.  

Sobre o mandato à frente do CIEMG, Varela pretende retribuir toda a confiança daqueles que o elegeram. "Vou desempenhar da melhor forma possível  o exercício deste cargo em prol do crescimento e fortalecimento do CIEMG e de todo seu ecossistema”, afirma, ressaltando que a proposta da instituição é oferecer suporte institucional e prestação de serviços a seus associados. “Ser membro ativo de uma instituição que trabalha para o aprimoramento empresarial é, para mim, extremamente motivador”, celebra Varela. 

Confira as fotos do evento neste link.

Denise Lucas
Imprensa FIEMG

Últimas notícias

  1. CIEMG oferece palestra de gestão estratégica de marketing e vendas

    Leia

  2. Planejamento estratégico no foco do CIEMG

    Leia

  3. Conexão Aprendiz capacita jovens de 17 a 24 anos

    Leia

  4. XIV Congresso Estadual do Ministério Público de Minas Gerais

    Leia

  5. Ernani Luiz Barbosa, da Marelli-AL na América do Sul, participa do Café Empresarial

    Leia

  6. CIEMG orienta empresários e profissionais da indústria sobre benefícios do SGI

    Leia

  7. CIEMG: diretrizes de trabalho para nova gestão

    Leia

  8. Reunião do Conselho Superior do CIEMG

    Leia