Notícias

FIEMG capacita jovens aprendizes para o mercado de trabalho

Programa de Aprendizagem do SENAI prepara os estudantes para o mercado de trabalho

A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e as suas instituições que representam o setor industrial acreditam no potencial dos jovens e fomentam a empregabilidade, por meio da capacitação profissional gratuita oferecida pelo Programa de Aprendizagem Industrial do SENAI. Duas vezes ao ano, por meio de um processo seletivo conduzido pelo SENAI, jovens de todo o estado têm a oportunidade de realizar cursos, em diversas áreas, além de vivenciar a experiência prática na empresa.

De acordo com a coordenadora de Recrutamento e Seleção da FIEMG, Angelina Liboni, desde 2016, 170 jovens concluíram formação e passaram pela prática dentro da FIEMG, CIEMG, IEL e SESI. Mais 70 jovens começarão sua jornada no próximo mês de julho. “O curso é totalmente gratuito, pode ser feito em várias cidades de Minas Gerais e está disponível para jovens de 14 a 24 anos que estejam cursando ou já terminaram o 9º ano do Ensino Fundamental ou Médio”, explicou.

O contrato de aprendizagem é especial, pode ter duração de até dois anos e, em todo o período, inclusive na fase teórica, o jovem conta com registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), as horas são remuneradas, tem direito a férias, 13º salário, vale-transporte e todos os direitos previdenciários e trabalhistas assegurados.

Para a FIEMG, o Programa de Aprendizagem é a porta de entrada para os jovens no mercado de trabalho, possibilitando empregos de qualidade e crescimento na carreira. Letícia Fernandes Passos é a analista de Recursos Humanos que acompanha o Programa de Aprendizagem da instituição. Ela acredita que um dos maiores desafios dos jovens no mercado de trabalho é encontrar uma primeira oportunidade.

“Para muitos jovens, esse programa é uma oportunidade única para se formar e ter uma profissão, por isso o foco está naqueles em situação de vulnerabilidade social. Acredito que o nosso papel, enquanto empresa, é colaborar ativamente com a formação de futuros profissionais. Com isso eles terão a oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego e a chance de desenvolver habilidades para entrarem no mundo corporativo. Mais do que capacitar e orientar os aprendizes, o programa contribuiu com a formação cidadã dos adolescentes e jovens de Minas Gerais”, contou a analista.

Acompanhe as divulgações e oportunidades aqui na página da FIEMG.

Últimas notícias

  1. Empresas mineiras debatem marco legal para autocontrole em agroindústrias

    Leia

  2. Atuação da FIEMG contribui para mudança de entendimento do TJMG sobre a inconstitucionalidade dos TAC's

    Leia

  3. Os desafios da sucessão patrimonial e familiar

    Leia

  4. Nota de falecimento

    Leia

  5. FIEMG apoia o Junho Laranja

    Leia

  6. Desenvolvimento sustentável e ESG: caminho sem volta

    Leia

  7. Roscoe apresenta balanço da gestão para Conselho de Representantes da FIEMG

    Leia

  8. Podcast da FIEMG celebra Dia da Indústria

    Leia