Gestão da Inovação na TSEA Energia é tema de palestra no CIEMG
Café Empresarial do mês de maio teve como convidado José Roberto Reynaldo, diretor presidente da TSEA Energia
Fotos: Sebastião Jacinto Júnior
José Roberto Reynaldo, diretor presidente e membro do Conselho de Administração da TSEA Energia, foi o convidado deste mês do Café Empresarial. O evento foi realizado no dia 12/05, na sede do CIEMG, em Contagem, e contou com a participação de 125 pessoas. Na oportunidade, o gestor contou um pouco sobre a trajetória da empresa, que foi criada em 1968. “TSEA Energia é o novo nome da Toshiba South America”, esclareceu.
O especialista, que tem 35 anos de experiência nos setores de GTD e energias renováveis, compartilhou com os participantes o processo de gestão de Inovação e implantação dos conceitos da Indústria 4.0 pelo qual a TSEA Energia passou. Reynaldo conceituou a Indústria 4.0 e esclareceu que o termo surgiu na Alemanha, em 2011. “Era um projeto de estratégias elaborado pelo governo alemão com foco em soluções tecnológicas”, afirmou.
A base da Indústria 4.0 é a utilização de algumas tecnologias, como a inteligência artificial, a computação em nuvem, o big data, a cyber segurança e a internet das coisas, dentre outras. “É um conceito que possui várias camadas e que, além da faceta tecnológica, trabalha com gestão de dados e integração dos processos, com intuito de se produzir mais e melhor. Engloba todas as áreas de conhecimento em um modelo virtuoso”.
Segundo Reynaldo, para que o modelo Indústria 4.0 seja implantado é necessário ter uma estratégia de inovação que perpassa por figuras-chaves dentro da organização, como as lideranças. “É fundamental capacitar e mobilizar as pessoas em uma curva de aprendizagem adequada. O processo de implementação da Indústria 4.0 não tem fim. É contínuo e precisa ser retroalimentado frequentemente”, disse.
O representante da TSEA Energia ainda ressaltou a importância de envolver todos os níveis hierárquicos, com suas vivências e experiências, para que a gestão da inovação aconteça. “Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o criou”, finalizou o palestrante, citando uma frase do cientista Albert Einstein.
Café Empresarial - O evento é uma realização do CIEMG e tem o objetivo de proporcionar aos participantes o acesso a informações e experiências de gestores, profissionais e empreendedores. Segundo Fábio Sacioto, presidente da entidade, estão sendo disponibilizadas várias notícias de recursos disponíveis para investimento em tecnologia e digitalização. Entretanto, para que esses aportes sejam acessados, é necessário um controle operacional e acompanhamento rigoroso. “E o Café Empresarial é uma excelente ferramenta de troca de ideias e aprendizado sobre esses temas”, afirmou.
“Nosso objetivo é gerar boas oportunidades de conexões que façam a diferença no negócio de vocês. É um prazer ver esse auditório cheio”, celebrou Maria Helena Martins de Sá, superintendente do CIEMG, endossando as palavras de Sacioto.
Agenda - Ernani Luiz Barbosa, diretor geral da Marelli-AL na América do Sul, é o próximo convidado do Café Empresarial. “O Papel da Liderança no Mundo em Constante Transformação” será o tema do evento, que será realizado no dia 28 de julho, às 8h30. As inscrições estão abertas e o investimento é de R$75, para associados dos sindicatos, e R$115, para os não associados. Para garantir a sua participação, clique aqui.
Denise Lucas
Imprensa