Notícias

Mudança de mindset é tema do primeiro Café Empresarial do ano

Palestra de Ricardo Garcia, CEO da Belgo Bekaert Arames, apresentou o processo de mudança cultural da empresa

Fotos: Sebastião Jacinto Júnior

“Nesta edição, vamos trazer grandes lideranças, gestores e executivos que irão compartilhar suas experiências, responder dúvidas e interagir de maneira mais efetiva com os participantes”, comentou Maria Helena Martins de Sá, superintendente do CIEMG, ao dar as boas-vindas a Ricardo Garcia, CEO da Belgo Bekaert Arames, no Café Empresarial do CIEMG. O evento foi realizado no dia 7/04, na sede da instituição, em Contagem. 

Fábio Sacioto, presidente da instituição, endossou as palavras de Sá, ao ressaltar a importância da troca de experiência e de informações que um evento como o Café Empresarial proporciona aos participantes. “Depois de tanto tempo realizando encontros online, é uma alegria ver este auditório cheio”, disse o gestor, pontuando, que uma das missões do CIEMG é promover a integração entre os executivos  e a formação da categoria.

"Transformação Cultural e Inovação" foi o tema apresentado por Ricardo Garcia. O CEO contextualizou a trajetória da empresa, que tem nove unidades e atua em vários segmentos de negócios. Segundo Garcia, a transformação cultural  da Belgo Bekaert Arames começou em 2019 e foi acelerada com a pandemia da Covid-19. “Foi uma oportunidade de revisitar nossas formas de trabalhar, nossos propósitos e a maneira com que nos relacionamos”, afirmou.

Ele esclareceu que um mapa estratégico foi criado com base nos pilares Gente, Clientes, Inovação e Sustentabilidade. “Só transformamos uma empresa quando os empregados estão engajados", pontuou que, por isso, o pilar Gente é o primeiro ponto estratégico.

51988494618_b530859b15_b.jpg

Segundo o CEO, o processo de mudança precisa de alguns conectores, como uma boa liderança, que estimula a ousadia e a confrontação sadia, o Mercado, com a promoção da experiência do cliente, e o Conhecimento, sendo obcecados com a melhoria contínua e valorizando a diversidade. “Entretanto, é necessário ter cuidado com os desconectores de equipes, como o preconceito e comportamentos antiéticos, por exemplo”. 

Para Garcia, neste processo de mudança de cultura, principalmente quanto ao pilar de Inovação, a responsabilidade é compartilhada por todos, dos gerentes aos patrocinadores. “Todos são protagonistas e desempenham um papel importante”, reforçou.

O Café Empresarial contou com a participação de 100 pessoas e uma delas foi Estefania Campos Leite de Barcelos, responsável pela área de Pessoas da indústria Santa Clara. “O mercado está pedindo pessoas e inovação. E, por isso, precisamos estar antenados nessas discussões”, disse, afirmando que teve várias ideias para implantar na empresa que trabalha. “A palestra foi de grande valia e espero que os participantes tenham saído daqui querendo ser melhores”. 

Após a palestra, Garcia respondeu às perguntas do público e o bate-papo foi mediado por Luciene Araújo, gerente de Responsabilidade Social Empresarial da FIEMG. Confira outras fotos do evento neste endereço https://www.flickr.com/photos/sistemafiemg/albums.

Agenda - José Roberto, CEO da TSEA Energia, é o próximo convidado do Café Empresarial do CIEMG. O evento será realizado no dia 12/05, na sede da instituição, e terá como temas Gestão da Inovação e indústria 4.0, além da apresentação de cases de sucesso da empresa. 

51988434511_bf6e81cf3a_h.jpg

Últimas notícias

  1. CIEMG: diretrizes de trabalho para nova gestão

    Leia

  2. Reunião do Conselho Superior do CIEMG

    Leia

  3. Uma gestão de sucesso e rumo ao futuro

    Leia

  4. CIEMG promove encontros para tratar de inovação em Contagem

    Leia

  5. Minas Gerais precisa qualificar 1 milhão trabalhadores em ocupações industriais até 2025

    Leia

  6. Gestão da Inovação na TSEA Energia é tema de palestra no CIEMG

    Leia

  7. Nota de falecimento

    Leia

  8. Descarbonização, proteção de dados e parcerias em debate no CIEMG

    Leia