Notícias

Segurança pública em debate no CIEMG

Reunião de diretoria da entidade contou com a presença do comandante do 39º Batalhão da Polícia Militar

O CIEMG realizou, no dia 29/03, a sua reunião de diretoria. O evento, que teve o formato híbrido, contou com a participação do Tenente Coronel Assunção, Comandante do 39º Batalhão da Polícia Militar, que apresentou os principais indicadores de segurança e criminalidade e as ações em curso pela PMMG para enfrentamento.

“Acreditamos no associativismo e na união de forças. Nossa atuação extrapola os limites de Contagem e abrange outros municípios. Atendemos vários segmentos e trabalhamos para tornar o ambiente de negócios de Minas Gerais mais saudável”, esclareceu Fabio Sacioto, presidente do CIEMG, na abertura da reunião.

Para o gestor, estreitar a parceria entre os setores público e privado é importante para a troca de informações, criação de estratégias e definição de prioridades. “Evidenciamos os prejuízos causados a nossos associados devido a roubos de carga e de cabeamentos de energia e de telefone. Algumas empresas ficam até três dias sem operar por falta de energia causada pelo furto de cabos”, afirmou Sacioto.

39º BPM - Segundo o Tenente Coronel Assunção, o 39º BPM foi criado em 2006 e é responsável pelo policiamento de 38 bairros da região Sul de Contagem. “Os principais tipos de crimes são roubos a transeuntes, a ocupantes de carros, a residências e de veículos”, explicou, pontuando que a criminalidade na região diminuiu em 2021, 38% em relação a 2020. “Sabemos o tamanho da dificuldade de trabalhar a segurança pública no Brasil, pois temos um sistema jurídico frágil que acaba incentivando a criminalidade”, reforçou o Tenente Coronel Assunção.

Para o comandante, a solução dos problemas de segurança pública depende de parcerias com instituições como a CIEMG, da mudança de comportamento das vítimas, e também, de ações preventivas. Para o futuro, os planos são o monitoramento de crimes e o aprimoramento das estratégias atuais, além da ampliação de atividades de interação com a comunidade. Neste sentido, será formado no CIEMG um grupo de trabalho para conjuntamente com a PMMG e outros órgãos e entidades atuarem na articulação de medidas e ações para enfrentar os principais problemas relacionados à segurança e criminalidade levantados juntos aos associados.

Outros temas - Também fez parte da programação da reunião a apresentação dos indicadores da entidade e os status dos projetos internos, se destacando a grande procura por cursos e a retomada dos eventos presenciais. “O CIEMG percebe que o ano de 2022 recomeçou forte, após o Carnaval, e que temos tudo para atender a necessidade de treinamento e formação da nossa cadeia produtiva”, celebra Sacioto.

Últimas notícias

  1. CIEMG: diretrizes de trabalho para nova gestão

    Leia

  2. Reunião do Conselho Superior do CIEMG

    Leia

  3. Uma gestão de sucesso e rumo ao futuro

    Leia

  4. CIEMG promove encontros para tratar de inovação em Contagem

    Leia

  5. Minas Gerais precisa qualificar 1 milhão trabalhadores em ocupações industriais até 2025

    Leia

  6. Gestão da Inovação na TSEA Energia é tema de palestra no CIEMG

    Leia

  7. Nota de falecimento

    Leia

  8. Descarbonização, proteção de dados e parcerias em debate no CIEMG

    Leia