O preço de venda não pode mais ser objeto de decisões empíricas, mas, sobretudo, objeto de estudo, o que torna necessário conhecer todos os elementos que o compõem, sejam internos ou externos.
OBJETIVO
Capacitar os participantes a visualizar seus custos e preços de vendas em um mercado competitivo e com a ‘liquidez monetária’ comprometida. Criar diferenciais para análise e conhecimento dos custos fixos e variáveis, possibilitando a gestão dos mesmos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Custos
»»Conceitos e classificação de gastos, custos, despesas, investimentos e perdas
»»Diferenciação entre custos e despesas
Elementos de Custos de Produção
»»Custos com diretos: custos com materiais, mão de obra e fixos
»»Custos indiretos: identificação e alocação
»»Custos fixos e variáveis
»»Análise do custo de mão-de-obra
Sistemas de Custeio
»»Custeio por absorção total: custeio direto ou variável
Centros/Departamentos de Custos
»» Estrutura organogramica: centros de custos e áreas meios
Formações do Preço de Venda
»»Critérios para formação do preço de venda: as despesas variáveis e as despesas fixas
»»Mark-up
»»Custo meta: definidor de preço de venda
Decisões Estratégicas
»»Análises para precificação de produtos em cenários competitivos
»»A composição do mix de produtos
»»A importância da análise da margem de contribuição: a maximização de lucros
PÚBLICO-ALVO
Empresários, gerentes, supervisores/coordenadores financeiros e profissionais ligados diretamente às atividades financeiras, gestão de custos e formação de preço de venda.
INSTRUTOR
Luís Winther - Consultor e empresário especialista em Gerenciamento de Projetos e Processos, certificado PMP concedido pelo PMI. Engenheiro. Larga experiência em planejamento estratégico e análise de investimentos.
Fernanda Rocha
Contadora e empresária, pós-graduada em controladoria e especialista em soluções empresariais. Ampla experiência em análise financeira e balanço patrimonial.
INVESTIMENTO
R$260,00 para associados ao SISTEMA SINDIJOIAS AJOMIG e CIEMG e R$370,00 para não associados