Notícias

Duráveis, exclusivos e sustentáveis: móveis rústicos são opção para um lar mais charmoso

Expo Móveis Rústicos vai reunir, virtualmente, dezenas expositores de Passos, a capital nacional dos móveis rústicos

A fabricação de móveis rústicos é uma tradição de mais de 40 anos no município de Passos, no Sudoeste de Minas Gerais, o que lhe rendeu o título de “capital nacional dos móveis rústicos”. E essa fama se dá porque a cidade conta com mais de 200 fábricas do setor, que empregam, em média, duas mil pessoas, o que reforça a importância do segmento para a economia local.

E para atender a um público cativo que procura por qualidade e peças exclusivas, a Expo Móveis Rústicos de Passos se reinventa e realiza a primeira edição virtual do evento, que já faz parte do calendário do setor moveleiro. Nos dias 24, 25 e 26 de setembro, fabricantes e expositores vão apresentar suas peças em uma ferramenta digital que vai possibilitar a realização de negócios no atacado e varejo.

Peças com memória afetiva

Plínio Costa de Andrade é sócio e proprietário da Beleza Rústica Móveis que está no mercado desde 2010. Ele conta que, a arte de produzir um móvel é uma tradição passada de pai para filho. “Nós já nascemos dentro de uma marcenaria, porque nosso pai está no ofício há 50 anos e até hoje está trabalhando conosco”, conta.

Segundo Plínio, o tipo de madeira usado, aliado à técnica e à criatividade garantem peças duráveis, sustentáveis e que proporcionam exclusividade, graças ao design único conquistado com a madeira de demolição.

“Os móveis rústicos têm esse diferencial, eles remetem à memória afetiva das casas das nossas avós. Hoje o nosso trabalho é uma releitura desses móveis antigos. Produzimos peças com madeira maciça de demolição, que não agride o meio ambiente, pois foram retiradas de casas antigas que foram desmanchadas e nós utilizamos essa matéria-prima muito resistente. Utilizamos também a madeira de reflorestamento, que é o eucalipto plantado especificamente para móveis. Ele é tratado, o que garante durabilidade igual à madeira de demolição”, afirma o empresário.

Plínio conta que os móveis podem durar muitos anos e exigem pouco cuidado por parte do consumidor final. “Se for uma peça guardada dentro de casa, a manutenção pode ser feita com a limpeza da poeira frequentemente, mas se você quiser dar um novo brilho, o uso de cera ou resina acrílica pode ser feito, eventualmente. Se a peça ficar em um ambiente externo, a gente orienta usar um verniz, de seis em seis meses. Dessa forma eles podem durar por gerações e gerações”, explica.

União que faz a diferença

Com centenas de fábricas na cidade, os empresários locais sentiram a necessidade de se organizarem para que o setor pudesse prosperar e mostrar os seus diferenciais ao mundo. “Nós fabricamos móveis feitos predominantemente com madeira de demolição, a peroba rosa, o que confere essa durabilidade e qualidade. Hoje nossas peças estão em todos os estados brasileiros e nosso principal cliente são dos estados de São Paulo e do Rio de janeiro”, contextualiza Douglas dos Reis Andrade, presidente da Associação Comercial e Industrial de Móveis de Passos (Acimov) e proprietário da Móveis Rústicos Arte Mineira.

De acordo com o presidente da Acimov, os empresários perceberam que a união é o melhor caminho. “Estávamos tentando nos organizar e contamos com a ajuda da FIEMG, do Sindimov-MG e do Sebrae. Percebemos que não somos concorrentes e que podemos nos ajudar, afinal os problemas são os mesmos, então as soluções também devem ser as mesmas e juntos podemos ser mais fortes”, celebrou Douglas.

4ª Expo Móveis Rústicos  

A feira é uma realização da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sindicato das Indústrias de Mobiliário e de Artefatos de Madeira do Estado de Minas Gerais (Sindimov-MG) e da Associação Comercial e Industrial de Móveis de Passos (Acimov) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, da Associação Comercial e Industrial de Passos (Acip) e da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade (CDL).

Serviço: Expo Móveis Rústicos de Passos

Quando: 24, 25 e 26 de setembro de 2020

Atendimento à imprensa: (31) 3263-7753/ 4444/ 4555

 

 

 

Últimas notícias

  1. CIEMG faz doação de máscaras, álcool e respiradores

    Leia

  2. A FIEMG está no Telegram

    Leia

  3. Conselho de Representantes da FIEMG debate o futuro da indústria

    Leia

  4. CIEMG realiza entrega de respiradores

    Leia

  5. Diretores do CIEMG se reúnem para acompanharem ações da entidade

    Leia

  6. FIEMG se une a empresas e mobiliza recursos para desenvolvimento de vacina contra a Covid-19

    Leia

  7. Avanços do Plano de Gestão 2020-2022 do CIEMG

    Leia

  8. CIEMG participa de blitz educativa para combater à Covid-19

    Leia