Notícias

A influência e o poder do líder sobre os resultados na organização

Desempenho da equipe depende do líder no engajamento emocional e intelectual

No mundo dos negócios, a grande preocupação do empreendedor é o resultado positivo da organização, cujo desempenho depende do engajamento das equipes que, por sua vez, está diretamente ligado ao papel do líder.

É o que afirmou Márcia Rabello, em palestra no Café Empresarial do CIEMG realizado no dia 9 de novembro. 

A consultora avalia que a falta de engajamento e de comprometimento com a empresa impacta diretamente nos resultados da organização. Estudos recentes apontam que, na média, cada profissional realmente produz apenas durante 2h30 das 8 horas de trabalho.

"É importante que o líder exerça seu papel tendo em mente que as equipes não utilizam sequer 80% de seu potencial, o que impacta diretamente nos resultados da empresa”, avalia Márcia. De acordo com a pesquisa, entre os trabalhadores brasileiros, apenas 21% se manifestaram comprometidos com a empresa; 61% são desengajados e 18% são ativamente desengajados, ou seja, indiferentes ou têm até mesmo posturas negativas em relação ao trabalho.

Para a palestrante, bastam pequenos gestos, naturais, espontâneos e verdadeiros para estimular e alcançar o comprometimento das pessoas com seu trabalho. "Não é preciso usar técnicas mirabolantes”, disse a psicóloga e consultora em gestão de pessoas. "Cabe ao lider olhar de uma forma diferente para as pessoas na organização”.

Os líderes precisam saber que a sensação de competência no exercício das atividades é a maior fonte de bem-estar. Daí a importância do feedback, ou seja, o retorno, aos colaboradores sobre seu desempenho. "A falta desse retorno mina a autoconfiança do profissional e da equipe, o que leva a pessoa a desacreditar no seu potencial e se sentir desestimulada, desintegrada do grupo de trabalho", ressaltou Márcia.

A satisfação é um dos principais fatores que podem comprometer o engajamento, ou seja, o comprometimento emocional e intelectual com que cada um desempenha suas funções. Assim, o papel do líder é criar significados para o liderado sobre qual é sua contribuição no que faz, para assim ter domínio sobre o alcance de sua função, estimular e propor desafios e estabelecer ambiente de camaradagem e desenvolvimento pessoal e individual.

Márcia alterta que para construir e consolidar a atuação de uma equipe, é preciso que o líder identifique e reconheça os diferentes níveis de consciência de cada um. Além de inspirar e estimular, o líder precisa saber identificar o tipo de comunicação adequado para cada perfil. “Líderes também precisam ter em mente que todos querem participar de algo maior, de significado mais amplo e viver na prática os valores da organização”, finaliza. 

Últimas notícias

  1. CIEMG orienta empresas sobre Tratamentos Tributários Setoriais

    Leia

  2. CIEMG realiza o Café Empresarial de outubro

    Leia

  3. Associados pelo Brasil

    Leia

  4. Em defesa dos interesses das indústrias de Contagem

    Leia

  5. Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável se reúne na FIEMG

    Leia

  6. Sistema FIEMG promove Projeto Forte ENEL

    Leia

  7. Entidades empresariais repudiam voto de vereadores contrários ao projeto de incentivo a investimentos na cidade

    Leia

  8. Conselheiros de Desenvolvimento Econômico de Contagem tomam posse

    Leia