Notícias

Apresentação eficaz e segura

Comunicação e marketing foram os temas do Café Empresarial de outubro

Comunicação é o processo da troca de informação, de diálogo e precisa ser assertiva, priorizar a simplicidade, transmitir confiança e positividade, destacou Paulo Felipe Rodrigues em palestra do Café Empresarial, promovido mensalmente pelo CIEMG no dia 5/10. A expressão corporal reflete 55% da nossa imagem, 38% correspondem à entonação de voz e apenas 7%, “mas não menos importante” correspondem ao conteúdo que precisa ser apresentado de forma segura e agradável, destacou o palestrante.

Números da comunicação citados por ele apontam que, de 100% do conteúdo pensado, planejado, a fala resulta em 80% e o entendimento é de apenas 40%. Por isso, é necessário que o conteúdo eu precisa ser apresentado de forma clara e objetiva. “Assim, é preciso evitar termos técnicos, siglas, estrangeirismos, desconhecidos do grupo, bem como expressões rebuscadas”.

ciemg03.jpg

São muitas as vaiáveis que impactam no resultado, disse o palestrante, especialista em comunicação e marketing, ao destacar “a segurança no domínio do conteúdo, a postura corporal e a entonação da voz”. Atitudes como demonstrar interesse, saber ouvir, se inclinar, dar um passo à frente, aproximar-se das pessoas, contribuem para estabelecer empatia com a plateia, orientou.
Qualquer comunicação/apresentação “precisa ser planejada, praticada mesmo, para garantir segurança ao apresentador”, disse Paulo Felipe Rodrigues sobre as diversas etapas do processo “que começam por estabelecer o objetivo da comunicação”.

Avaliar a estrutura e os recursos disponíveis para a apresentação, bem como o perfil do público, o tempo disponível e como se vestir são aspectos que precisam estar bem definidos, alerta o palestrante.

Segundo o especialista, na última etapa, para evitar atropelos e aceleração inconveniente em qualquer comunicação que envolva apresentação de slides e vídeos – entre outros recursos visuais – é preciso priorizar 70% do tempo para apresentação do conteúdo, deixando os acréscimos para o final.

Últimas notícias

  1. Indústria quer mais competitividade para Contagem

    Leia

  2. Indústria consegue na Justiça estender consulta sobre rotulagem na Anvisa

    Leia

  3. Alimento tarja preta: mudança em rótulos terá impacto na indústria de alimentos

    Leia

  4. Tabelamento de frete pode levar à formação de cartel, aponta Cade

    Leia

  5. II Conferência de Meio Ambiente debate Políticas Ambientais em Contagem

    Leia

  6. Escolas SESI E SENAI funcionarão em dias de jogos da Seleção Brasileira

    Leia

  7. Eleita nova diretoria do CIEMG

    Leia

  8. FIEMG repudia frete mínimo para o transporte de cargas

    Leia