Notícias

Produtividade Industrial: uma nova visão sobre racionalização e ganhos

Qualificação para mais eficiência, ao ampliar a capacidade produtiva e reduzir custos

Ampliar a capacidade produtiva, reduzir desperdícios, identificar e desobstruir gargalos, racionalizar processos e, assim garantir mais eficiência e melhores resultados em toda a produção é o foco do Programa Produtividade Industrial, que o CIEMG realiza durante os meses de maio e junho. 

O gerente de Capacitação Empresarial do CIEMG, Frederico Mendonça, explica que serão dois meses de treinamento com aulas às sextas-feiras das 8h às 178h. No primeiro dia, cada participante já define os indicadores de sua empresa. Ao longo de cada semana, o participante aplica e pratica, na empresa, os métodos, técnicas e ferramentas de gestão, que serão medidos ao longo do programa. O programa já está em sua quinta turma, o que "confirma os resultados desse treinamento” analista o gerente.

Quem ministra o curso é o instrutor Geraldo Barbosa, especialista em engenharia de produção com experiência internacional. Ele ressalta que outro aspecto importante desse treinamento é que o participante torna-se peça fundamental de multiplicação do conhecimento dentro da empresa, como responsável pela aplicação e acompanhamento das técnicas e ferramentas, para diagnósticos e apuração de resultados. 

Não só os novos conceitos e ferramentas, como também a parte prática foram aspectos destacados por Everton Fernandes Corgozinho, supervisor de produção da Nansen, empresa do setor eletroeletrônico, de instrumentos de precisão. Ele participou da primeira turma e disse que foi “altamente positivo aplicar ferramentas de controle de equipamentos na manufatura, já na primeira semana de treinamento”.

Wardley Peterson da Silva da Etmolog – Logística e Transporte de Cargas, concorda com Corgozinho e observa que suas expectativas foram superadas em todos os aspectos. Para ele, as ferramentas e métodos para a gestão de pessoas “possibilitam conhecer habilidades individuais da equipe”.

O conteúdo do Programa Produtividade Industrial envolve, entre outras áreas, PCP – Planejamento e Controle da Produção; padronização das atividades indicadoras de produção e sua relação com indicadores econômicos; administração de materiais e logística interna; automação;  técnicas de ganho de produtividade; gestão de gargalos e de perdas; tratamento de resíduos, além de gestão da segurança.

O Programa Produtividade Industrial está também na agenda In Company e pode ser desenvolvido também na própria empresa.

Mais informações: treinamentociemg@fiemg.com.br e (31) 3333-9296.

Últimas notícias

  1. Indústria quer mais competitividade para Contagem

    Leia

  2. Indústria consegue na Justiça estender consulta sobre rotulagem na Anvisa

    Leia

  3. Alimento tarja preta: mudança em rótulos terá impacto na indústria de alimentos

    Leia

  4. Tabelamento de frete pode levar à formação de cartel, aponta Cade

    Leia

  5. II Conferência de Meio Ambiente debate Políticas Ambientais em Contagem

    Leia

  6. Escolas SESI E SENAI funcionarão em dias de jogos da Seleção Brasileira

    Leia

  7. Eleita nova diretoria do CIEMG

    Leia

  8. FIEMG repudia frete mínimo para o transporte de cargas

    Leia