Soluções tecnológicas integradas para a cadeia de alimentos de Minas Gerais
Pioneirismo e mais de 35 anos de experiência
Único instituto privado do país com foco em tecnologias de modificação de superfícies
Transformando matérias-primas em produtos prontos e semiprontos
Soluções integradas com foco na ecoeficiência da indústria
Foco na competitividade industrial Brasileira
Oferece soluções em escala de laboratório e planta piloto
Soluções tecnológicas e materiais de referência para o crescimento da indústria
Grupo é formado por profissionais da ArcelorMittal oriundos de várias partes do país
Projeção aponta que, desse total, 870 mil já têm uma formação ou estão inseridos no mercado de trabalho, mas devem se atualizar
Encontro teve como objetivo identificar obstáculos na gestão de projetos e otimizar mecanismos de gerenciamento
Encontro marca retomada de atividades presenciais dos sindicatos SIMMME-SL, de Santa Luzia, e SINDIMESA, de Sabará
CENTRO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA SENAI
O Centro de Inovação e Tecnologia SENAI, CIT SENAI, é uma unidade SENAI composta por um conjunto de Institutos de Inovação e Institutos de Tecnologia focados na competitividade industrial. Na prática, é um motor científico de classe mundial.
Essa foi a definição de um dos conselheiros do Governo Britânico, Sir Mark Wallport, em nota de agradecimento pela visita ao CIT em 2011. Não poderia ser diferente. O CIT tem um DNA da inovação.
Criado em 2011 a partir do Centro Tecnológico de Minas Gerais, CETEC, uma fundação pública estadual, o CIT SENAI herda o histórico de desenvolvimento de pesquisa voltada à indústria. O Centro também nasce com o desafio de ampliar o atendimento industrial tanto em Minas quanto no Brasil e assume o compromisso de desenvolver a inovação e tecnologia de ponta em parceria com universidades e outros centros de pesquisa nacionais e internacionais.
"O Brasil de motor científico de classe mundial”
Em maio de 2011, a FIEMG assinou o Convênio de Cooperação com o Governo de Minas Gerais para instituição de um Centro Tecnológico de referência no estado a partir do Centro Tecnológico estadual já existente desde 1972, o CETEC.
Como parte da reestruturação e da nova dinâmica do Centro, uma nova Diretoria Executiva assume o comando, liderada por Policarpo Abreu, ex- Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG.
Com a nova gestão, o Centro de Tecnologia SENAI CETEC passa a se chamar Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG – CIT SENAI FIEMG.
Com o financiamento do BNDES, apoio e consultoria da Fundação Alemã Fraunhofer e também do ITA, foram definidos os oito institutos que comporiam o Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG. Os institutos estão divididos em duas categorias: Institutos SENAI de Inovação – ISI e Instituto SENAI de Tecnologia – IST.
Os ISIs são especializados em uma área de conhecimento transversal e atendem a diversos setores industriais em todo o território nacional. Os institutos são compostos por laboratórios concebidos para inovação, engenharia de alta complexidade e P&D.
Os ISTs são especializados em um setor industrial regional relevante. Os seus laboratórios são focados em atender às demandas de Serviços Técnicos e Tecnológicos, como pesquisa aplicada, desenvolvimento de produtos e processos, consultoria em processo produtivo e ensaios laboratoriais.
Uma das principais características do CIT é sua formação integrada. Por dividirem o mesmo campus, mais de 120 mil m² e quase 30 mil m² de área construída, os institutos trabalham juntos por soluções inovadoras e, principalmente, específicas para cada desafio da indústria.
A partir do Setor de Tecnologia Metalúrgica do antigo CETEC, foram estabelecidos três Institutos SENAI de Inovação (ISI):
Criado para atender a demanda da indústria voltada para qualidade e agregação de valor aos produtos por meio da alteração de propriedades superficiais.
Criado para prover soluções e a otimização de processos e produtos metalúrgicos.
Criado para atender a demanda instituído para fornecer soluções tecnológicas em caracterização geometalúrgica, transformando ocorrências minerais em jazidas.
O Setor de Biotecnologia e Tecnologia Química do antigo CETEC deu origem a dois novos Institutos SENAI de Tecnologia:
Dedicado aos materiais de referência em química para aprimoramento de produtos e processos industriais.
Voltadas à transformação de matérias primas em alimentos de preparo rápido e com garantia de segurança alimentar (aspectos sanitários e nutricionais).
O Setor de Meio Ambiente do antigo CETEC foi a base para a formação do Instituto SENAI de Tecnologia em Meio Ambiente:
Preparado para criar soluções integradas em medições ambientais além de tecnologias sustentáveis aplicadas a processo e recuperação ambiental.
O Setor de Tecnologia Automotiva, uma referência estadual e nacional do antigo CETEC, permanece na nova estrutura:
Com laboratórios destinados ao desenvolvimento de motores e aos testes de emissões, visando à redução do consumo de combustível.
A novidade é a criação de um instituto em janeiro de 2014:
Criado com de missão de transformar produtos e processos da Indústria Metalmecânica em resultados de qualidade e confiabilidade para o mercado.