Soluções tecnológicas integradas para a cadeia de alimentos de Minas Gerais
Pioneirismo e mais de 35 anos de experiência
Único instituto privado do país com foco em tecnologias de modificação de superfícies
Transformando matérias-primas em produtos prontos e semiprontos
Soluções integradas com foco na ecoeficiência da indústria
Foco na competitividade industrial Brasileira
Serviços de calibração e ensaios em materiais sob medida
Oferece soluções em escala de laboratório e planta piloto
Soluções tecnológicas e materiais de referência para o crescimento da indústria
Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas atuou para aumentar a durabilidade da bebida mineira Shot Me
FIEMG lança nova campanha de valorização da indústria. Conheça!
Perspectivas de crescimento é oportunidade para quem procura emprego
Startups podem se inscrever até 22 de janeiro
CENTRO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA SENAI FIEMG
O Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG, CIT SENAI FIEMG, é uma unidade SENAI composta por um conjunto de Institutos de Inovação e Institutos de Tecnologia focados na competitividade industrial. Na prática, é um motor científico de classe mundial.
Essa foi a definição de um dos conselheiros do Governo Britânico, Sir Mark Wallport, em nota de agradecimento pela visita ao CIT em 2011. Não poderia ser diferente. O CIT tem um DNA da inovação.
Criado em 2011 a partir do Centro Tecnológico de Minas Gerais, CETEC, uma fundação pública estadual, o CIT SENAI FIEMG herda o histórico de desenvolvimento de pesquisa voltada à indústria. O Centro também nasce com o desafio de ampliar o atendimento industrial tanto em Minas quanto no Brasil e assume o compromisso de desenvolver a inovação e tecnologia de ponta em parceria com universidades e outros centros de pesquisa nacionais e internacionais.
"O Brasil de motor científico de classe mundial”
Em maio de 2011, a FIEMG assinou o Convênio de Cooperação com o Governo de Minas Gerais para instituição de um Centro Tecnológico de referência no estado a partir do Centro Tecnológico estadual já existente desde 1972, o CETEC.
Como parte da reestruturação e da nova dinâmica do Centro, uma nova Diretoria Executiva assume o comando, liderada por Policarpo Abreu, ex- Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG.
Com a nova gestão, o Centro de Tecnologia SENAI CETEC passa a se chamar Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG – CIT SENAI FIEMG.
Com o financiamento do BNDES, apoio e consultoria da Fundação Alemã Fraunhofer e também do ITA, foram definidos os oito institutos que comporiam o Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG. Os institutos estão divididos em duas categorias: Institutos SENAI de Inovação – ISI e Instituto SENAI de Tecnologia – IST.
Os ISIs são especializados em uma área de conhecimento transversal e atendem a diversos setores industriais em todo o território nacional. Os institutos são compostos por laboratórios concebidos para inovação, engenharia de alta complexidade e P&D.
Os ISTs são especializados em um setor industrial regional relevante. Os seus laboratórios são focados em atender às demandas de Serviços Técnicos e Tecnológicos, como pesquisa aplicada, desenvolvimento de produtos e processos, consultoria em processo produtivo e ensaios laboratoriais.
Uma das principais características do CIT é sua formação integrada. Por dividirem o mesmo campus, mais de 120 mil m² e quase 30 mil m² de área construída, os institutos trabalham juntos por soluções inovadoras e, principalmente, específicas para cada desafio da indústria.
A partir do Setor de Tecnologia Metalúrgica do antigo CETEC, foram estabelecidos três Institutos SENAI de Inovação (ISI):
Criado para atender a demanda da indústria voltada para qualidade e agregação de valor aos produtos por meio da alteração de propriedades superficiais.
Criado para prover soluções e a otimização de processos e produtos metalúrgicos.
Criado para atender a demanda instituído para fornecer soluções tecnológicas em caracterização geometalúrgica, transformando ocorrências minerais em jazidas.
O Setor de Biotecnologia e Tecnologia Química do antigo CETEC deu origem a dois novos Institutos SENAI de Tecnologia:
Dedicado aos materiais de referência em química para aprimoramento de produtos e processos industriais.
Voltadas à transformação de matérias primas em alimentos de preparo rápido e com garantia de segurança alimentar (aspectos sanitários e nutricionais).
O Setor de Meio Ambiente do antigo CETEC foi a base para a formação do Instituto SENAI de Tecnologia em Meio Ambiente:
Preparado para criar soluções integradas em medições ambientais além de tecnologias sustentáveis aplicadas a processo e recuperação ambiental.
O Setor de Tecnologia Automotiva, uma referência estadual e nacional do antigo CETEC, permanece na nova estrutura:
Com laboratórios destinados ao desenvolvimento de motores e aos testes de emissões, visando à redução do consumo de combustível.
A novidade é a criação de um instituto em janeiro de 2014:
Criado com de missão de transformar produtos e processos da Indústria Metalmecânica em resultados de qualidade e confiabilidade para o mercado.