Notícias

Brasilidade e inovação em forma de drinks

Bebidas enlatadas produzidas pela YVY Destilaria têm o apoio do CIT SENAI em seu desenvolvimento

YVY, palavra tupi-guarani que significa território, lugar onde pisamos e também, o nome da destilaria mineira que carrega em seu gene toda a brasilidade dos sabores típicos de nosso país em forma dos drinks Xaxado, Gin&Tônica e Carimbó. As bebidas são originais e têm entre seus ingredientes extratos naturais como zimbro, gengibre, cambuci, pacová, chá mate, maracujá e uvaia. “O nosso território diz muito sobre nós e a proposta da YVY é desenvolver produtos que falem do Brasil, de nosso povo e terra”, explica André Sá Fortes, fundador e CEO da YVY Destilaria

Segundo Sá Fortes, esse é o grande diferencial dos drinks da YVY Destilaria: ter, em suas bebidas, a riqueza da biodiversidade brasileira. “De maneira atrativa e comercial, não apenas na bebida em si, mas, também, em sua apresentação”, afirma, ressaltando, que os drinks Xaxado, Gin&Tônica e Carimbó são vendidos em latas. “É nosso jeito destemido de inovar na produção, na embalagem e na utilização de ingredientes desconhecidos para o público”, destaca o CEO. 

Mas, para chegar a esse produto final, a YVY contou com a infraestrutura e o conhecimento técnico do Centro de Tecnologia e Inovação (CIT SENAI), que auxiliou o empreendimento no momento em que desenvolver bebidas mistas utilizando sucos de frutas e embaladas em latas era um desafio. “Poder usar toda a estrutura do CIT e o conhecimento da equipe foi imprescindível para romper as barreiras que nos impediam de chegar ao produto final”, explica. “O CIT SENAI foi escolhido por sua infraestrutura impecável e qualidade técnica, que fornecem diversas vantagens para as empresas”, afirma. 

YVY_2022_02_001.jpeg

Marcella Rocha Franco, analista de tecnologia do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos & Bebidas, conta que a parceria com a YVY foi estabelecida em 2020, quando a destilaria procurou o CIT SENAI com a ideia de enlatar seus drinks já comercializados de modo artesanal. “O projeto foi executado em parceria com o SEBRAE pelo programa SEBRATEC”, esclareceu Franco.

A analista de tecnologia explica que o foco da parceria foi adequar as formulações dos drinks e às legislações vigentes e ajustar os processos de produção, para viabilizar a produção industrial. “Para isso, foi realizada a revisão da formulação e do processo de produção dos três drinks, por meio de testes experimentais em escala de bancada de laboratório. Ainda, a fim de garantir a manutenção das características dos produtos artesanais já comercializados pela empresa, foram realizadas avaliações sensoriais junto á YVY”, contou, afirmando que todo o processo durou seis meses, e que embora não tenha contemplado as outras fases do desenvolvimento de produtos referentes à produção piloto ou industrial, conferiu informações importantes para a execução das mesmas. 

O Centro de Inovação e Tecnologia (CIT SENAI) fica no bairro Horto, em Belo Horizonte, e é composto por um conjunto de Institutos de Inovação e Institutos de Tecnologia focados na competitividade industrial. A unidade é reconhecida como uma referência no desenvolvimento de tecnologias voltadas ao setor produtivo.

Últimas notícias

  1. Embaixadores da Inovação visitam o CIT SENAI

    Leia

  2. Minas Gerais precisa qualificar 1 milhão trabalhadores em ocupações industriais até 2025

    Leia

  3. Melhoria dos processos é tema de reunião no Centro de Inovação e Tecnologia

    Leia

  4. CIT SENAI recebe visita de Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico da Grande BH

    Leia

  5. CIT SENAI Day conecta pesquisadores da UFV a grandes corporações

    Leia

  6. Conselho da FIEMG aprova contas da gestão 2021

    Leia

  7. Sindicato promove visita ao CIT SENAI

    Leia

  8. Hidrogênio como combustível para as aeronaves do futuro

    Leia