Notícias

Conheça a Tribologia; ciência que estuda os fenômenos de desgaste

Tema foi debatido durante o Ciclo de Inovação On-line do CIT SENAI

A palestra desta quarta-feira (14/10) do Ciclo de Inovação On-line do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT SENAI) tratou da Tribologia, ciência que estuda os fenômenos de desgaste, atrito e lubrificação entre duas superfícies. 

O debate Avaliação de desgaste de materiais para redução de custos com manutenção foi apresentado pelos especialistas do CIT SENAI, Felipe de Campos Carreri, pesquisador, e Higor Ribeiro Oliveira, analista de tecnologia, e por Victor Gabriel Meira, engenheiro de desenvolvimento da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). 

Segundo Oliveira, a palavra Tribologia vem do grego ‘tribos’, que significa esfregar e ‘logia’, que significa “estudo de”. “Desta maneira é a análise do atrito, lubrificação e desgaste entre dois corpos”, explicou. O analista de tecnologia também apresentou os tipos de desgastes e o trabalho realizado pelo Laboratório de Tribologia do CIT. 

O espaço se dedica a prestar serviços de avaliação e comparação do desgaste entre materiais, gerando informações para seus clientes, podendo atender diversos segmentos da indústria neste sentido.  “É o maior laboratório da América Latina, capaz de simular todos os tipos de contato e em meios diversos”, afirmou. Logo após a explanação, os convidados responderam as dúvidas dos participantes. 

O Ciclo de Inovação On-line é realizado todas as quartas-feiras, às 17h, no canal oficial da FIEMG no YouTube  O intuito é promover o debate e apresentar casos de sucessos da indústria. Perdeu algum evento? CLIQUE AQUI e confira.

Últimas notícias

  1. 5G: o que isso muda na nossa vida?

    Leia

  2. Especialistas em recursos hídricos visitam laboratórios do CIT SENAI

    Leia

  3. CIT SENAI participa de simpósio na Colômbia

    Leia

  4. O Futuro da Sustentabilidade

    Leia

  5. Outubro Rosa: muito além do câncer de mama

    Leia

  6. Vagas para Técnico de Segurança do Trabalho

    Leia

  7. Nota conjunta Firjan e FIEMG sobre a crise energética

    Leia

  8. FIEMG assina protocolo de intenções com o Ministério da Defesa

    Leia