Notícias

Conselho de Representantes da FIEMG debate o futuro da indústria

Empresários se encontram para debater temas relevantes para o setor industrial

O Conselho de Representantes da FIEMG, formado por presidentes e delegados dos sindicatos empresariais da indústria mineira, se reuniu nesta sexta-feira, dia 02/10, na sede da entidade, em Belo Horizonte.

Além de deliberar sobre questões financeiras da entidade, o Conselho debateu assuntos relevantes para o futuro da indústria, como a conjuntura econômica. Daniela Britto, gerente de economia e finanças empresariais da FIEMG, apresentou os impactos no Brasil e em Minas Gerais causados pela pandemia da Covid-19.

A economista mostrou que em março e abril houve uma forte contração na economia com o maior distanciamento social. Com ações do governo federal para mitigar os efeitos dessa redução da atividade, como o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEM), a economia vem apresentando sinais de recuperação desde maio. “O PIB da indústria de Minas Gerais contraiu 2,6% em 2019 e deve registrar nova queda em 2020, em função das paralisações das linhas de produção e dos efeitos adversos da Covid-19 sobre a confiança dos empresários e consumidores”, pontua Britto.

Segundo o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, as expectativas econômicas estão sendo revistas. “A queda do PIB mineiro será de 4,8% e não mais de 6% como prevista no início da pandemia”, afirma.

Confira a íntegra da pesquisa econômica.

Pela defesa dos interesses do setor produtivo e da sociedade

As ações da FIEMG, em conjunto com a indústria e com a sociedade, também estiveram na pauta do encontro. Para Roscoe, a FIEMG foi a entidade mais atuante no Brasil, em volume de iniciativas, no enfrentamento da Covid-19.

A doação de 1.700 respiradores fabricados pela empresa mineira de soluções tecnológicas Tacom, que estão sendo distribuídos a hospitais e municípios em todo o estado; a mobilização de recursos para o desenvolvimento de vacina contra a Covid-19, a suspensão do cronograma de novas implantações do eSocial  e as orientações da FIEMG para os empresários sobre a vigência da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) têm beneficiado o segmento industrial e a sociedade em geral.

Galeria

Últimas notícias

  1. Participe da 8ª live do Ciclo de Inovação On-line

    Leia

  2. Conheça a Tribologia; ciência que estuda os fenômenos de desgaste

    Leia

  3. Tribologia é pauta de live do CIT

    Leia

  4. CIT SENAI capacita profissionais da indústria alimentícia

    Leia

  5. Industria 4.0 em foco

    Leia

  6. Dúvidas sobre Indústria 4.0?

    Leia

  7. Dúvidas sobre os PACs? O CIT SENAI ajuda você!

    Leia

  8. 5 Dicas importantes para a implantação dos PACs na indústria

    Leia