Notícias

FIEMG assina protocolo de intenções com o Ministério da Defesa

Parceria visa promover negócios e oportunidades tecnológicas para fortalecer a base científica e tecnológica nacional

A parceria entre os setores privado e o público é essencial para o desenvolvimento de pesquisas e implantação de novas tecnologias. A FIEMG, sempre atenta a estes movimentos, assinou, no dia 10/09, em Brasília, um protocolo de intenções com o Ministério da Defesa (MD), por meio de sua Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD). 

O protocolo de intenções, que tem o objetivo de promover negócios e oportunidades tecnológicas, prevê visitas técnicas, eventos nacionais e internacionais, referentes às políticas nacionais de Defesa e Ciência, Tecnologia e Inovação e a sua interface com as demais políticas públicas. As atividades em parceria com o MD serão executadas pelo SENAI-MG, por meio de seu Centro de Inovação e Tecnologia (CIT SENAI). 

Segundo Ailton Ricaldoni, presidente do Conselho Consultivo do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT SENAI), que representou a FIEMG no evento da assinatura do protocolo de intenções, a parceria com o MD representa uma grande oportunidade para o desenvolvimento tecnológico do estado. “A indústria de defesa precisa ser moderna, tecnológica e inventiva. Para que isso aconteça, é importante a união dos setores público, privado e da academia”, pontuou lembrando que, em países como os Estados Unidos, França e China, a chamada tríplice hélice já acontece.  

“O desenvolvimento dos produtos de defesa é caro, necessita de muita precisão e a produção acontece em pequena escala. A parceria com a iniciativa privada faz com que, em um segundo momento, esses produtos passem por alguma adaptação e sejam produzidos em maior escala, sendo disponibilizados para a população”, ressaltou dizendo que, neste processo, todos ganham: novas tecnologias são descobertas, o mercado ganha fôlego, novas empresas são criadas e, com isso, diversos empregos.  

Criado em 2011, o CIT SENAI tem o compromisso de desenvolver a inovação e tecnologia em parceria com universidades e outros centros de pesquisa nacionais e internacionais. A unidade é composta por Institutos SENAI de Inovação (ISI) e Institutos SENAI de Tecnologia (IST), que trabalham de forma integrada, dividindo o mesmo campus, em busca de soluções inovadoras e, principalmente, específicas para cada desafio da indústria. Desta maneira, o CIT SENAI atua em áreas de interesse do MD, como Defesa, Aviação e Tecnologia da Informação e Comunicação, dentre outras. 

Além da FIEMG, as Federações das Indústrias dos Estados do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul também assinaram protocolos de intenções com o Ministério da Defesa. 

Últimas notícias

  1. O Futuro da Sustentabilidade

    Leia

  2. Outubro Rosa: muito além do câncer de mama

    Leia

  3. Vagas para Técnico de Segurança do Trabalho

    Leia

  4. Nota conjunta Firjan e FIEMG sobre a crise energética

    Leia

  5. Por que as empresas e destilarias deveriam investir em tecnologia na produção de cachaça?

    Leia

  6. Cervejas artesanais têm destaque em Minas Gerais

    Leia

  7. Manifesto pela liberdade

    Leia

  8. A tradicional sobremesa, arroz doce, ganha versão industrializada para atender o público em geral

    Leia