Notícias

FIEMG assina protocolo de intenções com o Ministério da Defesa

Parceria visa promover negócios e oportunidades tecnológicas para fortalecer a base científica e tecnológica nacional

A parceria entre os setores privado e o público é essencial para o desenvolvimento de pesquisas e implantação de novas tecnologias. A FIEMG, sempre atenta a estes movimentos, assinou, no dia 10/09, em Brasília, um protocolo de intenções com o Ministério da Defesa (MD), por meio de sua Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD). 

O protocolo de intenções, que tem o objetivo de promover negócios e oportunidades tecnológicas, prevê visitas técnicas, eventos nacionais e internacionais, referentes às políticas nacionais de Defesa e Ciência, Tecnologia e Inovação e a sua interface com as demais políticas públicas. As atividades em parceria com o MD serão executadas pelo SENAI-MG, por meio de seu Centro de Inovação e Tecnologia (CIT SENAI). 

Segundo Ailton Ricaldoni, presidente do Conselho Consultivo do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT SENAI), que representou a FIEMG no evento da assinatura do protocolo de intenções, a parceria com o MD representa uma grande oportunidade para o desenvolvimento tecnológico do estado. “A indústria de defesa precisa ser moderna, tecnológica e inventiva. Para que isso aconteça, é importante a união dos setores público, privado e da academia”, pontuou lembrando que, em países como os Estados Unidos, França e China, a chamada tríplice hélice já acontece.  

“O desenvolvimento dos produtos de defesa é caro, necessita de muita precisão e a produção acontece em pequena escala. A parceria com a iniciativa privada faz com que, em um segundo momento, esses produtos passem por alguma adaptação e sejam produzidos em maior escala, sendo disponibilizados para a população”, ressaltou dizendo que, neste processo, todos ganham: novas tecnologias são descobertas, o mercado ganha fôlego, novas empresas são criadas e, com isso, diversos empregos.  

Criado em 2011, o CIT SENAI tem o compromisso de desenvolver a inovação e tecnologia em parceria com universidades e outros centros de pesquisa nacionais e internacionais. A unidade é composta por Institutos SENAI de Inovação (ISI) e Institutos SENAI de Tecnologia (IST), que trabalham de forma integrada, dividindo o mesmo campus, em busca de soluções inovadoras e, principalmente, específicas para cada desafio da indústria. Desta maneira, o CIT SENAI atua em áreas de interesse do MD, como Defesa, Aviação e Tecnologia da Informação e Comunicação, dentre outras. 

Além da FIEMG, as Federações das Indústrias dos Estados do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul também assinaram protocolos de intenções com o Ministério da Defesa. 

Últimas notícias

  1. Sindusfarq realiza trabalho conjunto por Centro de Referência Analítico

    Leia

  2. CIT SENAI orienta sobre ferramentas de melhoria da injeção de alumínio

    Leia

  3. Instituto de Alimentos e Bebidas do CIT é credenciado pelo IMA

    Leia

  4. Embaixadores da Inovação visitam o CIT SENAI

    Leia

  5. Minas Gerais precisa qualificar 1 milhão trabalhadores em ocupações industriais até 2025

    Leia

  6. Melhoria dos processos é tema de reunião no Centro de Inovação e Tecnologia

    Leia

  7. CIT SENAI recebe visita de Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico da Grande BH

    Leia

  8. CIT SENAI Day conecta pesquisadores da UFV a grandes corporações

    Leia