Notícias

Hidrogênio como combustível para as aeronaves do futuro

Presidente da Airbus visita o Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI (CIT SENAI)

Fotos: Sebastião Jacinto Júnior

Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI (CIT SENAI), em Belo Horizonte, recebeu, no dia 24/03, a visita de Gilberto Peralta, presidente da empresa Airbus. O objetivo do encontro foi apresentar o potencial do CIT SENAI quanto ao desenvolvimento de novas tecnologias para o setor aéreo, como, por exemplo, a utilização do hidrogênio como combustível para aeronaves. “Fiquei admirado com a capacidade técnica que vi e, também, com a infraestrutura. Estou muito impressionado”, afirmou presidente da empresa Airbus.

Peralta foi recebido por Ailton Ricaldoni, presidente do Conselho Técnico Consultivo do CIT/SENAI, e Carlos Bork, assessor de diretoria do SENAI. “O hidrogênio é o carvão do futuro”, afirmou Ricaldoni, citando o escritor francês Júlio Verne, que já previa essa possibilidade, em 1874, na obra literária “A ilha misteriosa”, disse o gestor. “Existe um grande investimento da Airbus no setor de novos materiais e esse é um dos focos do CIT SENAI”, afirmou Bork, explicando que o Centro de Inovação está desenvolvendo pesquisas na área de combustíveis renováveis, como o hidrogênio verde, que é um dos interesses da empresa aérea. 

Bork pontuou que, no mundo inteiro, existe uma tendência de migração dos combustíveis fósseis para os renováveis. “A AirBus tem a ideia de utilizar o hidrogênio verde em suas aeronaves. Mas, como? De que jeito? O CIT/SENAI vem ao encontro desta necessidade e se disponibiliza para desenvolver tecnologias para que os aviões do futuro possam utilizar o hidrogênio como combustível principal”, ressaltou.

Na ocasião, Peralta teve a oportunidade de conhecer a estrutura física do CIT/SENAI. A unidade é composta por um conjunto de Institutos de Inovação e Institutos de Tecnologia focados na competitividade industrial e é reconhecida como uma referência no desenvolvimento de tecnologias voltadas ao setor produtivo.

Confira as fotos da visita NESTE LINK.

Últimas notícias

  1. Embaixadores da Inovação visitam o CIT SENAI

    Leia

  2. Minas Gerais precisa qualificar 1 milhão trabalhadores em ocupações industriais até 2025

    Leia

  3. Melhoria dos processos é tema de reunião no Centro de Inovação e Tecnologia

    Leia

  4. CIT SENAI recebe visita de Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico da Grande BH

    Leia

  5. CIT SENAI Day conecta pesquisadores da UFV a grandes corporações

    Leia

  6. Conselho da FIEMG aprova contas da gestão 2021

    Leia

  7. Sindicato promove visita ao CIT SENAI

    Leia

  8. Brasilidade e inovação em forma de drinks

    Leia