Notícias

SENAI vai verificar a qualidade das cervejas

Análise permite quantificar teores de possíveis contaminações

O Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) SENAI FIEMG, por meio do Instituto SENAI de Tecnologia em Química, está apto a realizar a quantificação dos teores de possíveis contaminações em amostras de cervejas. As indústrias interessadas podem procurar o CIT SENAI FIEMG para enviarem as amostras das bebidas.

O pesquisador Líder do Instituto SENAI de Tecnologia Química, Luiz Cláudio de Melo Costa, explica que a FIEMG, por meio do SENAI e em apoio ao Sindicato das Indústrias de Bebidas em Geral de Minas Gerais (Sindbebidas), procurou desenvolver com agilidade e confiabilidade uma metodologia para análise de substâncias tóxicas. “Com a oferta desse novo serviço, a FIEMG e o SENAI contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento da indústria cervejeira de Minas e de todo o Brasil”.

A determinação dos teores de substâncias tóxicas em amostras de cervejas é realizada por uma técnica analítica denominada Cromatografia Gasosa, amplamente utilizada para quantificação de substancias orgânicas. “Vale ressaltar que todo o procedimento segue diretrizes de qualidade, conforme norma ABNT ISO 17025: 2017, que estabelece critérios para atestar que laboratórios possuem competência técnica, e o CIT SENAI FIEMG possui cerca de 250 ensaios acreditados pelo INMETRO para a água, cachaça, dentro outros”, contou o pesquisador do SENAI.

O vice-presidente do Sindbebidas e diretor da Associação Brasileira de Cervejas Artesanais (Abracerva), Marco Falcone, afirma que o serviço coloca o SENAI na vanguarda, uma vez que essa análise é inédita no Brasil. “É um grande salto e Minas Gerais sai pioneira na possibilidade de oferecer segurança para os consumidores de cerveja. Esse trabalho resulta da união de esforços do setor cervejeiro e da experiência e capacidade do SENAI na realização de pesquisas e análises”, reforça Falcone.

Entre em contato com o CIT SENAI FIEMG pelo telefone (31) 3489-2266 ou e-mail ist-quimica@fiemg.com.br.

Últimas notícias

  1. Industria 4.0 em foco

    Leia

  2. Dúvidas sobre Indústria 4.0?

    Leia

  3. Dúvidas sobre os PACs? O CIT SENAI ajuda você!

    Leia

  4. 5 Dicas importantes para a implantação dos PACs na indústria

    Leia

  5. Recursos disponíveis para projetos de inovação

    Leia

  6. Inovação em debate no YouTube

    Leia

  7. CIT SENAI apresenta tecnologias para inativar vírus de superfícies

    Leia

  8. Centro de Inovação e Tecnologia SENAI apresenta casos de sucesso na indústria

    Leia