Eventos

Itinerância do Museu de Artes e Ofícios em Ouro Preto

Uma parte da história da indústria no Centro Cultural SESIMINAS Ouro Preto

Depois de Tiradentes e Itaúna, chegou a vez de Ouro Preto receber a exposição itinerante do SESI Museu de Artes e Ofícios, que leva para outros espaços um recorte do acervo do SESI MAO. 

O SESI Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte, conta a história de dezenas de atividades profissionais que deram origem à indústria de transformação em Minas Gerais. Na mostra parte dessa história estará representada através de peças originais dos séculos XVIII ao XX, entre instrumentos, utensílios, ferramentas, máquinas e equipamentos diversos que conduzem os visitantes a uma identificação com o universo do trabalho. 

As peças presentes na exposição representam antigos ofícios de setores tradicionais como a mineração, lapidação e ourivesaria, alimentício, marcenaria e curtumes. Entre as peças teremos farol de sinalização usado por mineiros, moldes de ourivesaria, formas de queijo, bateias e ferramentas de marcenaria. 

A exposição terá início no dia 19 de dezembro no Centro Cultural SESIMINAS Ouro Preto. 

A realização desta exposição é mais uma ação desenvolvida pela área de Cultura do SESI, que visa o desenvolvimento dos trabalhadores da indústria, seus dependentes e da sociedade como um todo, por meio do acesso a uma programação cultural diversificada que possibilita uma experiência transformadora.