Eventos

Exposição Além do Sertão

Fotografias de Virgílio Barros ficarão expostas até dia 5/08

A Galeria de Arte do Centro Cultura SESIMINAS recebe, de 12/07 a 5/08, exposição Além do Sertão, do fotógrafo Virgílio Barros. A mostra é composta por uma série fotográfica, em que o artista retratou suas impressões sobre o cotidiano no Vale de Jequitinhonha. O trabalho deriva do desdobramento da extensa pesquisa do artista sobre a região. 

A exposição é contundente e silenciosa, construída em cima de um grande alicerce narrativo: o diálogo. Uma aproximação íntima entre o fotógrafo e a região, baseada na imersão, no convívio, nas trocas. Virgílio propõe uma conexão com os interlocutores para somente depois fotografá-los. Dessa maneira, pretende com singeleza vivenciar o cotidiano do sujeito a ser fotografado, se aproximar dos fatos triviais ali presentes e buscar um registro honesto, cercado por um legítimo interesse de transmitir de forma genuína o sentimento ali descoberto. 

Mesclar expressões humanas à grandeza das forças das paisagens do Vale foi a temática deste trabalho feito por Virgílio. De um lado, a paisagem, onde a aridez e a escassez nos horizontes se confrontam com a riqueza estética e cultural do cenário. De outro, lampejos das expressões, retratadas em toda sua subjetividade, desviando-se dos estereótipos do sertanejo e revelando sentimentos particulares.

Assim, o que se vê é o amálgama do indivíduo com o meio, gerando uma força invisível e lírica, conquistada por meio de uma experiência não só fotográfica mas holística, e provando que a construção da imagem não se resume ao que as lentes captam. Ao valorizar a história que é inerente a cada sujeito, o artista nos propõe uma viagem sensível, que vai muito além do sertão.

Veja o mapa