Notícias

"eSocial para gestores” é tema de palestra na FIEMG Regional ZM

Participantes puderam conhecer as responsabilidades a respeito desta ferramenta de controle trabalhista

O eSocial já está em vigor e, quando totalmente implementado, reunirá informações de mais de 44 milhões de trabalhadores. Com o objetivo de manter os empresários da região sempre atualizados, a FIEMG Regional Zona da Mata realizou, através de seu Centro de Treinamentos, a palestra “eSocial para gestores”. De acordo com o analista de Relações Empresariais da entidade, Gilmar Peixoto, a finalidade do evento, promovido no dia 17/04, foi apresentar e orientar os participantes a respeito do Sistema eSocial, ferramenta de controle do cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias. 

Para o presidente da FIEMG Regional ZM, Aurélio Marangon, o papel da entidade é trazer informação de qualidade para a comunidade empresarial. “Questões trabalhistas e tributárias são alvo de constantes alterações e é importante que os empresários estejam atentos e sempre atualizados sobre estas mudanças”, afirma. 

Reunindo empresários, administradores, gerentes, supervisores, encarregados, líderes, profissionais das áreas de Departamento Pessoal,  Recursos Humanos, Saúde e Segurança do Trabalho, contabilistas, auditores, advogados, estudantes e demais interessados, a palestra abordou a responsabilidade dos gestores sobre o tema, com o intuito de redução ou extinção da geração de passivos trabalhistas e fiscais. 

A ministração ficou a cargo do advogado, especialista nas áreas Trabalhista e Previdenciária, Segurança e Saúde do Trabalho, Rodrigo Dolabela, profissional com vasta experiência no assunto e instrutor de palestras e treinamentos em todo o Brasil. Segundo ele, o objetivo maior do eSocial é a fiscalização digital reunindo todos os documentos, que antes eram enviados separadamente ao governo, em uma só plataforma. 

“O eSocial representa segurança para os funcionários e também para os empresários, que precisam praticar de maneira efetiva a lei trabalhista através do preenchimento das informações solicitadas, pois o contrário é passível de multa”, ressalta Rodrigo. Dentre os tópicos apresentados na palestra, destacam-se: o sistema eSocial; visão geral, regras, objetivos e características técnicas; vínculos e folha de pagamentos; fluxo de informações; contratos de trabalho; eSocial X prestadores de serviços; reclamações trabalhistas; expectativas e responsabilidades.

DSCN4014.JPG

 

Últimas notícias

  1. FIEMG comemora o Dia da Indústria 2019

    Leia

  2. Rubens Menin Teixeira de Souza recebe a Ordem do Mérito Industrial da CNI

    Leia

  3. FIEMG homenageia diretor - presidente da Cenibra

    Leia

  4. Agricultura mais forte e trabalho reconhecido

    Leia

  5. Conselho de Política Econômica se reúne na FIEMG

    Leia

  6. Compliance Ambiental em pauta

    Leia

  7. Atividade da construção recua em março, mas empresários permanecem otimistas

    Leia

  8. Agência RMBH recebe contribuições sobre regularização fundiária

    Leia