Notícias

Escolas SESI: escolas do futuro; novas ferramentas digitais auxiliam no processo de aprendizagem

O SESI-MG entrou de cabeça no ensino tecnológico; sempre atualizado com as tendências educacionais

Já pensou em aprender utilizando a tecnologia, estimulando a criatividade, o pensamento prático e a experimentação por meio de jogos, robôs, ou em viajar no tempo e por diversos lugares, vivenciando cada momento de forma emocionante e, acima de tudo, ampliando os seus conhecimentos? Cada vez mais acelerada, a tecnologia tem trazido mudanças em todos os setores. E, na educação ela se faz cada vez mais presente. O que era “coisa do futuro”, hoje já é realidade.

O SESI-MG entrou de cabeça no ensino tecnológico. Sempre atualizado com as tendências educacionais, a entidade inovou e trouxe para as suas escolas o SESITEC. A instituição investiu em iniciativas inovadoras de aprendizado, como o uso de óculos de realidade aumentada, impressoras 3D, webcams, chromecasts, tablets, novos estúdios, kits de Robótica e de Spike Prime, projetores, além de robôs colaborativos.

O desenvolvimento de competências cognitivas, socioemocionais e o protagonismo do aluno envolvendo-o em sua própria aprendizagem são alguns dos diferenciais do SESITEC. O objetivo é enriquecer e instigar o estudante na busca pelo conhecimento e prepará-lo para atuar em um mundo em constante evolução.

Uma escola para a vida
O SESI oferece uma educação reconhecida pelas práticas de inovação e criatividade em sala de aula, com o uso de diversas ferramentas contemporâneas, como a robótica desde os anos iniciais. Mas a formação humana não é deixada de lado. "Há toda uma preocupação com o trabalho socioemocional”, diz Karla Vignoli, gerente de Educação do SESI.

A Rede de Virtudes – Escola para a Vida é um projeto da Rede SESI de Ensino com foco na prevenção ao bullying por meio da interiorização de valores pelos alunos das escolas.

O programa leva à reflexão e à prática do bem no dia a dia das escolas. Nosso compromisso é formar cidadãos mais conscientes. A proposta é incentivar que as virtudes sejam praticadas constantemente, para se incorporarem à personalidade de cada indivíduo. Da mesma forma que o aluno aprende matemática, física, história ou português, ele também pode aprender solidariedade, respeito, paciência e virtudes.

Investimentos na Rede SESI de Educação 
Até dezembro de 2023, três novas unidades SESI-MG serão entregues no estado, sendo uma localizada no Barreiro, em Belo Horizonte, outra em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e uma em Contagem, na RMBH, com uma proposta inédita para a rede da entidade, com a oferta de ensino bilíngue. Com as novas escolas, será possível ampliar o número de alunos atendidos em mais seis mil estudantes.

Já as unidades do SESI-MG de Uberaba, Pedro Leopoldo, Uberlândia, Divinópolis, Ubá e Alvimar Carneiro de Rezende, em Contagem, estão sendo reformadas e ampliadas, com previsão de término das obras em dezembro de 2021. Santa Luzia e Itaúna terão suas unidades com as reformas finalizadas até janeiro de 2022, já Governador Valadares e a unidade Mariza Araújo, em Belo Horizonte, em dezembro de 2022. A partir das obras de ampliação, cada uma das escolas poderá atender mais 500 alunos, o que vai permitir um incremento de mais cinco mil estudantes na rede.

“Estamos ampliando escolas e construindo novas unidades. Além disso, parte significativa desse investimento está sendo usada para aquisição de equipamentos tecnológicos. Os nossos alunos terão acesso a robôs, óculos de realidade virtual e tablets. Nossa intenção é transformar as escolas do SESI nas mais tecnológicas de Minas Gerais e permitir que os estudantes possam se inserir, de fato, no mercado de trabalho e nos estudos com o mais alto nível”, afirma o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe.

A Rede SESI Minas de Educação atua há mais de 50 anos no mercado educacional. O SESI oferece os seguintes níveis de ensino: Educação Infantil, para crianças de um a cinco anos; Ensino Fundamental, para crianças e adolescentes de seis a 14 anos; Ensino Médio, para adolescentes de 15 a 17 anos; e Ensino Médio do SESI + Curso Técnico do SENAI. Hoje, são mais de 18 mil alunos matriculados em 33 escolas, em 25 cidades diferentes. Saiba mais em escolas.sesimg.com.br. 

Podcast “Educação inovadora: como as ferramentas digitais contribuem para o processo de aprendizagem”
Confira o episódio do podcast “A hora da indústria” com o tema “Educação inovadora: Como as ferramentas digitais contribuem para o processo de aprendizagem”, onde Carol Savioli, que é entusiasta da nova Educação, empreendedora na área educacional, e é especialista em gestão e produção de EAD e mestre em Tecnologias Educacionais e Inovação de Ensino fala sobre a contribuição das ferramentas digitais no processo de aprendizagem.

Últimas notícias

  1. Programa Economia Circular da FIEMG é desenvolvido em indústrias em Montes Claros

    Leia

  2. Representante do Brasil na União Europeia realiza palestra para empresários mineiros

    Leia

  3. Otimismo dos industriais permanece, mas em menor intensidade

    Leia

  4. Presidente da Apex-Brasil visita a FIEMG

    Leia

  5. Soluções para o setor automobilístico do país

    Leia

  6. Aumento da taxa SELIC é visto com preocupação pelo setor produtivo

    Leia

  7. Infraestrutura de Minas Gerais em foco

    Leia

  8. Você pode contribuir para evitar a escassez hídrica

    Leia