Notícias

FIEMG e Igam promovem evento sobre regularização e gestão hídrica

Encontro alertou usuários sobre obrigações legais do uso da água

Fotos: Graciele Vianna

"A crescente demanda por água para abastecer a população e assegurar o desenvolvimento de todas as atividades econômicas constitui um grande desafio na gestão dos recursos hídricos", afirmou o presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Heveraldo Castro, na abertura do evento "Dia da Água na Indústria - Programa de Regularização e Gestão 2022”. O encontro foi realizado nesta terça-feira (3), na sede da FIEMG Regional Zona da Mata, em Juiz de Fora, de maneira presencial, e reuniu industriais, representantes de órgãos públicos e consultores em meio ambiente.

Preocupada com a insegurança hídrica, a FIEMG e os Sindicatos Patronais da Indústria Mineira, em parceria com o IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), estão realizando eventos gratuitos em todo o estado, com o objetivo de esclarecer dúvidas a respeito de procedimentos de regularização hídrica e alertar os usuários sobre obrigações legais ambientais direcionadas ao uso da água e lançamento de efluentes.

De acordo com o presidente Heveraldo Castro, também presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora (Sindipan-JF), as indústrias utilizam a água de modo cada vez mais eficiente na produção, resultado de investimentos em recirculação do recurso hídrico, sistemas adaptativos de captação e no aproveitamento de efluentes tratados (reuso). "Diversificar as fontes de fornecimento da indústria e de outros setores da economia pode auxiliar muito na busca da segurança hídrica", disse.

O evento contou também com a presença do diretor da FIEMG Regional ZM e presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon-JF), Aurélio Marangon Sobrinho, e teve na programação duas palestras, cujos temas foram gestão hídrica na indústria e regularização de uso: a outorga de direito de uso de recursos hídricos.

A nova estrutura da Gerência de Meio Ambiente da FIEMG foi apresentada e vai contar com atuação conjunta de analistas ambientais nas Regionais Zona da Mata e Sul. A analista Luíza Cortat ficará responsável pelos atendimentos e prestação de serviços ambientais às indústrias. Já Laene Vilas Bôas, que coordenou a realização do encontro, fará a representação da FIEMG em conselhos e comitês, além de desenvolver outras ações de orientação para indústrias.

Segundo Laene, o objetivo do evento foi evitar penalidades e aproximar o industriário da URGA, no intuito de buscar mais desempenho e esclarecimento nos procedimentos de outorga, podendo assim, proporcionar agilidade tanto para o empreendedor como para o órgão ambiental. Ao final do encontro, o espaço foi aberto para debate e perguntas dos participantes.

Graciele Vianna
Imprensa FIEMG

Últimas notícias

  1. Curso sobre prospecção de clientes marca a retomada das atividades do setor de Rochas Ornamentais em Uberaba

    Leia

  2. Saúde em foco: tudo sobre diabetes pra você

    Leia

  3. FIEMG vai realizar 2ª Capacitação Política

    Leia

  4. Conselho discute alterações em taxa municipal e Simples Nacional

    Leia

  5. Câmara da Indústria de Alimentos da FIEMG debate parcerias e inovação

    Leia

  6. Denise Fraga diz que peça em cartaz no SESIMINAS convoca à empatia

    Leia

  7. FIEMG e IEL vão apresentar Tecnologia em Gestão de Segurança contra Incêndio

    Leia

  8. Seus resíduos podem ser um bom negócio

    Leia