Notícias

Reunião do Conselho de Meio Ambiente da FIEMG destaca ações da indústria pela sustentabilidade

Lançamento da Associação Mineira Lixo Zero (Amiliz) e do Instituto Mineiro de Preservação Ambiental Rural (Impar) são exemplos práticos

Fotos Pexels

“Todo empresário consciente sabe que precisa preservar. Temos vários associados que mantêm ações individuais nesse sentido. Eu, por exemplo, preservo nascentes. Precisamos demonstrar que temos nossa responsabilidade social e um comprometimento muito claro com o meio ambiente”. A ponderação é do presidente da Associação Mineira Lixo Zero (Amiliz), Ronaldo Sampaio, integrante do Sindicato da Indústria da Mecânica de Minas Gerais (Sindimec).

Durante reunião do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da FIEMG, nesta terça-feira (10), Sampaio apresentou a Amiliz aos participantes, como mais uma ação da indústria mineira com foco no cuidado ambiental.

Jadir Oliveira, gerente de Meio Ambiente da Siamig – que congrega produtores de açúcar, etanol e bioenergia no estado –, ressaltou a recente criação do Instituto Mineiro de Preservação Ambiental Rural (Impar), ONG vinculada ao setor sucroenergético, que, em sua definição, é também uma entidade ambientalista.

Gerência

Ações de sustentabilidade mantidas pela Usiminas também foram apresentadas no encontro desta terça-feira, pelo gerente- geral Corporativo de Sustentabilidade na empresa, André Andrade. Ele apontou que a criação da Gerência-Geral Corporativa de Sustentabilidade, em 2021, ligada diretamente à presidência da siderúrgica, ratifica a importância dada ao tema pelo grupo.

Ainda durante a reunião do Conselho da FIEMG, foi traçado um histórico a respeito do funcionamento da Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), pela diretora de Gestão Territorial Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Cecília Siman Gomes.

Ela destacou que a versão 2.0 da Interface IDE-Sisema, lançada em setembro de 2021, facilita ainda mais o acesso aos dados geoespaciais processados pela Semad.

Luisana Gontijo

Imprensa FIEMG

Últimas notícias

  1. Curso sobre prospecção de clientes marca a retomada das atividades do setor de Rochas Ornamentais em Uberaba

    Leia

  2. Saúde em foco: tudo sobre diabetes pra você

    Leia

  3. FIEMG vai realizar 2ª Capacitação Política

    Leia

  4. Conselho discute alterações em taxa municipal e Simples Nacional

    Leia

  5. Câmara da Indústria de Alimentos da FIEMG debate parcerias e inovação

    Leia

  6. Denise Fraga diz que peça em cartaz no SESIMINAS convoca à empatia

    Leia

  7. FIEMG e IEL vão apresentar Tecnologia em Gestão de Segurança contra Incêndio

    Leia

  8. Seus resíduos podem ser um bom negócio

    Leia