Notícias

SENAI-MG marca presença em encontro que discute o futuro da logística

Evento reuniu representantes da academia e da indústria para debater oportunidades

O Centro Universitário Una, por meio das suas unidades do Vetor Norte, em parceria com a FIEMG e o SENAI-MG, realizou entre os dias 28 de junho a 2 de julho, a Semana Una de Logística. Para falar sobre a Logística na Pandemia, Ivis Caroline Santos da Costa, docente no SENAI Juiz de Fora desde 2012, foi convidada para representar a entidade que prepara a mão de obra da indústria.

“O cenário de pandemia afetou o abastecimento e trouxe o aumento dos custos de produtos essenciais, então conversamos sobre como isso tem afetado nosso país. Fiz um paralelo entre pequenas e grandes empresas e como elas reagiram e continuam reagindo a este momento”, contextualizou Costa. Além de chamar a atenção para os efeitos da crise para as questões logísticas do Brasil, a docente do SENAI-MG apresentou o caso de sucesso do Magazine Luiza. ”A empresa surpreendeu a todos, pois conseguiu aumentar o faturamento e teve um crescimento considerável no último ano. A empresa mostrou que já se preparava para esse movimento digital, mas com a pandemia houve um processo de aceleração e ela conseguiu se sair muito bem, mesmo no cenário de crise”.

E a troca de conhecimento entre academia e mercado foi enfatizada por Costa. “É de extrema importância e essa interface do SENAI-MG com a universidade é muito rico para os alunos, pois mostra como o mercado funciona na prática. Acho que essa parceira tem que acontecer cada vez mais para integrar esses dois níveis de escolaridade, superior e técnico, eles têm que trabalhar juntos e combinados”, reforçou a instrutora.

A coordenadora do evento, Priscilla Gomes, contou que o objetivo foi discutir os desafios e as perspectivas do setor. “A pandemia impactou muito na gestão logística da indústria, do comércio e da prestação de serviços. O segmento que já estava em constante mudança também teve que inovar e dar celeridade aos processos”, disse.

Foram debatidos temas como os desafios da logística no e-commerce, a digitalização da cadeia de suprimentos, a logística na pandemia, a importância da embalagem na movimentação e transporte de cargas e a logística contemporânea, os desafios e oportunidades no segmento, dentre outros.

Últimas notícias

  1. Programa Economia Circular da FIEMG é desenvolvido em indústrias em Montes Claros

    Leia

  2. Representante do Brasil na União Europeia realiza palestra para empresários mineiros

    Leia

  3. Otimismo dos industriais permanece, mas em menor intensidade

    Leia

  4. Presidente da Apex-Brasil visita a FIEMG

    Leia

  5. Soluções para o setor automobilístico do país

    Leia

  6. Aumento da taxa SELIC é visto com preocupação pelo setor produtivo

    Leia

  7. Infraestrutura de Minas Gerais em foco

    Leia

  8. Você pode contribuir para evitar a escassez hídrica

    Leia