Notícias

A responsabilidade socioambiental e sua importância para os negócios

Benefícios para o meio ambiente e para a sua empresa

 

É cada vez mais comum ouvirmos falar sobre sustentabilidade. Isso porque a sociedade já percebeu que nossas necessidades são infinitas e os recursos naturais são limitados. Por esse motivo, as organizações têm investido muito em ações e programas de responsabilidade socioambiental.

Esse tipo de investimento propõe uma nova maneira de trabalho. As atividades exercidas pelas empresas são revistas, buscando identificar os impactos que possam causar ao meio ambiente e como podem ser reduzidos ou, até mesmo, eliminados. E não é só o meio ambiente que sai ganhado. As organizações também se beneficiam com essa prática.

Por isso, preparamos este artigo para que você entenda melhor o que é responsabilidade socioambiental e a sua importância para as empresas.

O que é responsabilidade socioambiental

Há quem acredite que a responsabilidade socioambiental consiste no cumprimento de leis e normas relacionadas à preservação do meio ambiente nas empresas. Não é bem assim. As organizações devem obedecer às exigências legais sim, mas a responsabilidade vai além disso.

Responsabilidade socioambiental é um compromisso. Uma mudança que deve acontecer nas políticas da corporação e na cultura da empresa, pensando na preservação do meio ambiente e no mundo que será deixado para as gerações futuras. Portanto, é preciso que haja uma mudança de postura dos gestores organizacionais e na forma de executarem as tarefas diárias.

Nessa cultura, a organização precisa estabelecer um bom relacionamento com a comunidade e os órgãos governamentais relacionados ao meio ambiente. Também é fundamental definir práticas que demonstrem aos stakeholders o compromisso da companhia com a sustentabilidade. A questão ambiental deve ser vista como um dos valores do negócio.

Lembre-se de que uma política de responsabilidade socioambiental é um comprometimento da organização feito, antes de tudo, com a sociedade.

O benefício para as empresas

Como já dissemos, a responsabilidade socioambiental não traz benefícios apenas para o meio ambiente e as pessoas – as empresas também são beneficiadas com essa prática. Isso porque é possível utilizar as ações realizadas como uma estratégia de marketing.

As organizações que investem em políticas sustentáveis mostram ao público que são éticas e responsáveis. Com isso, conquistam um grupo de consumidores que priorizam adquirir produtos de empresas com essa política, uma vez que também se preocupam com o meio ambiente e os aspectos sociais. São os chamados “consumidores verdes”.

Além disso, a companhia melhora a sua imagem corporativa, principalmente se investir em ações que melhoram a qualidade de vida das comunidades locais, seja ambientalmente ou socialmente.

Desse modo, também os empregados da empresa são estimulados, pois existe certo prazer pessoal em trabalhar em uma organização que respeita o meio ambiente e a sociedade.

Aplicando a responsabilidade socioambiental na organização

As práticas de responsabilidade socioambiental têm sido realizadas por diversas empresas. Muitas delas criam comitês organizacionais responsáveis por propor ações e mensurar os impactos socioambientais da companhia dentro e fora do ambiente corporativo.

Envolver os colaboradores nessas ações é algo muito importante. É uma forma de fazer com que se sintam participativos e responsáveis. Eles devem entender o compromisso da empresa e entender ainda que a responsabilidade socioambiental é um dever de todos.

Uma ótima opção é contar com o apoio de uma consultoria especializada, para que identifique oportunidades de ação socioambiental, contribuindo para a eficiência do trabalho responsável. Tudo isso visando sempre à saúde do meio ambiente e da sociedade, bem como ao sucesso dos negócios da organização.

E, agora que você já sabe mais sobre responsabilidade socioambiental, aproveite para saber mais também sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU. Eles podem inspirá-lo a criar novas ações na sua empresa.

Últimas notícias

  1. Minas Trend aponta para o futuro com novo diretor-criativo

    Leia

  2. Escolas SESI brilham no Concurso Canguru de Matemática

    Leia

  3. Empresas do setor mineral se reúnem para conhecer trabalho de startups

    Leia

  4. FIEMG Competitiva realiza seminário para cervejeiros

    Leia

  5. ICEI aponta confiança pelo 10° mês consecutivo

    Leia

  6. Energia limpa no Brasil

    Leia

  7. Pelo desenvolvimento do setor de gás natural em Minas

    Leia

  8. FIEMG articula inserção do Vale do Aço no projeto da maior plataforma logística do Sudeste

    Leia