Notícias

Apex apresenta oportunidades no setor de energia, petróleo e gás

Encontro virtual foi promovido pela Câmara de Energia, Petróleo e Gás da FIEMG

A atuação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com foco em oportunidades para os setores de energia, petróleo e gás, foi tema de encontro virtual promovido pela Câmara de Energia, Petróleo e Gás da FIEMG. Representando o presidente do colegiado, Humberto Zica, a assessora de Energia da FIEMG, Tânia Silva, abriu os trabalhos e saudou os participantes virtuais.

“Agradecemos à ilustre participação da Apex, representada aqui por Mariele Christ, Vinícius Estrela, Ronaldo Martins e Carlos Padilla. E aos empresários que acompanham esta transmissão. Este evento conta com uma importantíssima exposição a ser feita pelos especialistas da Apex sobre as oportunidades de internacionalização das indústrias nos setores de energia, petróleo e gás. Nosso objetivo é apresentar todas as oportunidades de negócios para os empresários”, informou Silva.

Vinícius Estrela, representante da Apex-Brasil para a região Sudeste, contou que a agência tem escritórios em cinco regiões do país e em sete mercados internacionais, além de sólidas parcerias com as principais instituições publicas e privadas do Brasil e do exterior. “Começo falando sobre a Apex e ressaltando que somos uma instituição com mais de 20 anos trabalhando ao lado do empresariado brasileiro, para gerar valor para os compradores internacionais e também buscando oportunidades de atração de investimentos estrangeiros. Somos a agência oficial para esses negócios internacionais, trabalhando com os mais diferentes mercados”.

Mariele Christ, que  trabalha com a promoção de exportações dentro da Apex-Brasil, explicou que a agência orienta as empresas para que estejam mais preparadas para o mercado internacional e oferecendo qualificação neste momento tão importante. São programas de qualificação, oficinas competitivas, cursos de estratégia, seminários, design E-xport e Programa E-xport. No que diz respeito ao setor de petróleo e gás, a agência atende atualmente 149 empresas.

Investimento estrangeiro

A promoção do Brasil e o apoio ao investidor estrangeiro foi o tema de Carlos Padilha. Segundo ele, a Agência, em relação ao investidor estrangeiro, busca se posicionar como ponto de referência para a realização destes negócios. A One Stop Business Shop, nova plataforma do investidor, oferece consultoria especializada para a tomada de decisão, análise de setores e tendências de mercado, oportunidades de parcerias e uma rede de contatos público e privado.

Padilha apresentou ainda resultados do Invest in Brasil na área de óleo e gás. “Nos dois últimos anos, nós conseguimos atender mais de 40 empresas internacionais, mais de 50 empresas nacionais, e promovemos mais de 70 agendas de matchmaking, e com notícias de que 10 delas foram concretizadas”, afirmou.

Mercado da indústria de P&G

O consultor da Apex-Brasil, Ronaldo Martins,  apresentou números que demonstram o tamanho e o potencial do mercado de petróleo e gás no Brasil. De acordo com ele, o país produz 3.64 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) e conta com 14 bilhões boe em reservas provadas, o que exemplifica o grande potencial no setor.

Já no cenário do gás, Martins conta que o Brasil tem grande potencial para se desenvolver. “A produção irá mais que dobrar até 2030 e o Estado está trabalhando para viabilizar a monetização deste gás”. 

Ficou interessado e quer saber mais sobre a Agência? Acesse https://portal.apexbrasil.com.br/

 

Últimas notícias

  1. Cemig prevê investimento de R$ 15,4 bilhões nos próximos seis anos

    Leia

  2. Conselho Tributário da FIEMG aborda temas diversos sobre ICMS

    Leia

  3. Inspeção veicular em pauta

    Leia

  4. FIEMG Jovem recebe Flávio Roscoe em conversa sobre rumos de Minas e do país

    Leia

  5. Tributos e Encargos do Setor Elétrico Brasileiro

    Leia

  6. Flávio Roscoe e Marcos Cintra debatem possibilidades para reforma tributária

    Leia

  7. SESI-MG e CBTU levam mais afeto e carinho para os corações de BH

    Leia

  8. Instituições se unem em campanha de prevenção e combate aos incêndios florestais

    Leia