Notícias

Atividade industrial registra queda de 1,3% em outubro sobre setembro

Pesquisa Indicadores Industriais da FIEMG atribui segunda retração do ano a recuo de exportações no segmento extrativo mineral

A Pesquisa Indicadores Industriais mostrou queda da atividade em outubro, frente a setembro. O faturamento da indústria geral (indústria de transformação + indústria extrativa) caiu 1,3% – segunda retração do ano. O decréscimo foi explicado pelo desempenho negativo do segmento extrativo mineral, que reduziu suas exportações.

No acumulado do ano até outubro, frente a igual período de 2020, os indicadores da indústria seguiram majoritariamente positivos, reflexo do avanço da vacinação contra a Covid-19. Contudo, observa-se, desde o terceiro trimestre, um arrefecimento da atividade industrial. No cenário interno, a piora nos indicadores macroeconômicos, com aumento da inflação e elevação dos juros, contribuiu para essa perda de ímpeto. No cenário externo, a desaceleração da economia global, especialmente devido ao surgimento de variantes do novo coronavírus – o que requer novas medidas de distanciamento social –, e a manutenção dos gargalos de oferta de insumos também reforçaram esse quadro.

Com relação aos indicadores do mercado de trabalho, o emprego manteve-se estável no mês. Por sua vez, a massa salarial e o rendimento médio real avançaram em outubro.

Veja aqui todos os dados do levantamento.

Últimas notícias

  1. FIEMG e sindicatos apoiam trabalhadores e empresas de Sabará afetados por chuvas

    Leia

  2. TJMG recebe visita do presidente da FIEMG

    Leia

  3. Treinamento orienta sobre eSocial na FIEMG Regional Zona da Mata

    Leia

  4. FIEMG abre busca da Vale de fornecedores para obras na Bacia do Paraopeba

    Leia

  5. Startups: ideias que transformam a sua vida

    Leia

  6. Parceria FIEMG/BDMG oferece crédito a micro e pequenas empresas afetadas pelas chuvas

    Leia

  7. Empresário, participe, até dia 31 de janeiro, da pesquisa Missão Carbono Zero

    Leia

  8. Investimentos do setor extrativo mineral são apresentados na FIEMG

    Leia