Notícias

Confiança dos industriais mineiros diminui em maio

É o que aponta a pesquisa realizada pela gerência de Economia e Finanças Empresariais da FIEMG

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 0,9 ponto em maio (56,6 pontos), frente a abril (57,5 pontos), influenciado pela piora das expectativas para os próximos seis meses. Contudo, o indicador mostrou industriais confiantes pelo 22º mês seguido – ao permanecer acima dos 50 pontos – e foi 3,9 pontos superior à sua média histórica (52,7 pontos).

A confiança dos empresários vem oscilando entre pequenas quedas e altas ao longo de 2022, em um contexto de atividade econômica ainda fragilizada e de incertezas provocadas especialmente pelo conflito entre Rússia e Ucrânia e pelos surtos de Covid-19 na China. Na comparação com maio de 2021 (59,5 pontos), o índice diminuiu 2,9 pontos. O ICEI nacional caiu 0,3 ponto em maio (56,5 pontos), ante abril (56,8 pontos), mas mostrou confiança dos industriais brasileiros pelo 22º mês consecutivo. O ICEI resulta da ponderação dos índices de condições atuais e de expectativas, que variam de 0 a 100 pontos.

Valores acima de 50 pontos indicam percepção de situação atual melhor e expectativa positiva para os próximos seis meses, respectivamente. O componente de condições atuais ficou relativamente estável entre abril (50,8 pontos) e maio (50,9 pontos). Pelo segundo mês seguido, o indicador mostrou uma percepção positiva dos empresários mineiros quanto à situação atual, ao continuar acima da linha dos 50 pontos.

O índice diminuiu 1,1 ponto frente a maio de 2021 (52 pontos). O componente de expectativas para os próximos seis meses caiu 1,4 ponto em maio (59,5 pontos), na comparação com abril (60,9 pontos). Apesar da queda, o indicador mostrou que os industriais continuam otimistas com relação aos seus negócios e às economias brasileira e mineira. O índice recuou 3,8 pontos ante maio de 2021 (63,3 pontos).

Leia a série histórica e o ICEI de maio neste link.



Denise Lucas
Imprensa FIEMG

Últimas notícias

  1. Curso sobre prospecção de clientes marca a retomada das atividades do setor de Rochas Ornamentais em Uberaba

    Leia

  2. Saúde em foco: tudo sobre diabetes pra você

    Leia

  3. FIEMG vai realizar 2ª Capacitação Política

    Leia

  4. Conselho discute alterações em taxa municipal e Simples Nacional

    Leia

  5. Câmara da Indústria de Alimentos da FIEMG debate parcerias e inovação

    Leia

  6. Denise Fraga diz que peça em cartaz no SESIMINAS convoca à empatia

    Leia

  7. FIEMG e IEL vão apresentar Tecnologia em Gestão de Segurança contra Incêndio

    Leia

  8. Seus resíduos podem ser um bom negócio

    Leia