Notícias

Empatia moverá líderes na 5ª Revolução Industrial

Palestrante do 1º Grande Encontro das Câmaras e Conselhos da FIEMG destaca importância do humano diante do avanço tecnológico

Foto: Sebastião Jacinto Júnior

“Os líderes atuais são movidos pela empatia, não pelo ego. O comando pelo controle acabou. Não existe mais o ‘manda quem pode, obedece quem tem juízo’”. As ponderações são da professora titular da Fundação Dom Cabral (FDC) Kêdma Mano Nascimento, palestrante do 1º Grande Encontro das Câmaras e Conselhos da FIEMG, nesta segunda-feira (06/12).

Ao falar sobre o tema “O papel da liderança no fortalecimento do associativismo no contexto da 5ª Revolução Industrial”, Nascimento ponderou que, quando a tecnologia é implacável, a humanização faz-se inevitável. Segundo ela, o líder deste novo momento deve tornar-se ágil, o que significa “aprender hoje e desaprender e reaprender rapidamente”.

“A transformação digital exige que eu pense na inovação digital da minha organização. O líder será um facilitador do tempo produtivo da equipe, que reúne, no mínimo, três gerações. E todos têm que olhar para o negócio. Todos os cargos da organização”, enfatizou a professora.

Mudanças sistêmicas

Segundo ela, a principal característica da indústria 5.0 é alinhar a tecnologia robótica à capacidade humana. “A participação do homem será mais importante do que nunca. Desde 1840, a liderança vem desaparecendo. A liderança deste novo tempo deve ser responsável, baseada em valores”, apontou. Essa indústria registrará mudanças sistêmicas, movidas a inteligência artifical, robôtica e computação quântica.

A Indústria 5.0, disse ainda Nascimento, demandará líderes de caráter, que pensem com vistas ao desenvolvimento sustentável, que deem protagonismo ao sustentável. “As características desse líder devem passar por equilíbrio emocional, novas mentalidades, pensamento crítico voltado para o desenvolvimento sustentável e humildade para humanizar”, frisou. Afinal, “que modelos mentais precisamos revisar para liderar”, questionou.

Leia também, sobre o 1º Grande Encontro das Câmaras e Conselhos da FIEMG:

Veja aqui galeria de fotos do Encontro.

Últimas notícias

  1. FIEMG e sindicatos apoiam trabalhadores e empresas de Sabará afetados por chuvas

    Leia

  2. TJMG recebe visita do presidente da FIEMG

    Leia

  3. Treinamento orienta sobre eSocial na FIEMG Regional Zona da Mata

    Leia

  4. FIEMG abre busca da Vale de fornecedores para obras na Bacia do Paraopeba

    Leia

  5. Startups: ideias que transformam a sua vida

    Leia

  6. Parceria FIEMG/BDMG oferece crédito a micro e pequenas empresas afetadas pelas chuvas

    Leia

  7. Empresário, participe, até dia 31 de janeiro, da pesquisa Missão Carbono Zero

    Leia

  8. Investimentos do setor extrativo mineral são apresentados na FIEMG

    Leia