Notícias

Espetáculo "Através da Iris" encerra 24ª edição do Minas Trend com casa lotada

Peça sobre Iris Apfel provoca reflexões que são grandes lições de vida e vão muito além do seu estilo inconfundível

A 24ª Edição do Minas Trend encerrou sua programação com três apresentações da peça “Através da Iris”. A montagem conta um pouco da vida e das ideias de Iris Apfel, nova-iorquina, empresária e designer de interiores, que aos 97 anos é ícone de estilo no mundo da moda.

A atriz Nathalia Timberg, que completará 90 anos este ano, é a estrela que dá vida a Iris no teatro. No monólogo, a personagem está sendo entrevistada, e conta assim suas histórias de vida. Escrita por Cacau Hygino, com direção de Maria Maya e styling de Tatiana Brescia, a peça atraiu um grande público para o Teatro SESIMINAS, em Belo Horizonte, com três apresentações lotadas. 

Para Nathalia, o sucesso de Iris e o grande número de seguidores que ela tem podem ser explicados pelo “fato dela ter percebido o quanto as pessoas estavam necessitadas de um aval para serem elas mesmas.” Apfel defende a individualidade e suas frases famosas comprovam isso. Uma das mais conhecidas diz: “Estilo é atitude. Não é o que você faz, mas como você faz”.

Timberg não se identifica com o estilo de vestir de Iris, que acha um pouco excessivo, mas admira sua inteligência e o notável senso de estética, liberdade e personalidade. “Ela tem essa contradição. É absolutamente o protótipo da criatura pop nos dias de hoje e têm intactos todos os princípios que recebeu na educação dela”, diz.

A atriz entende que moda é “viajar pela proposta de uma nova visão sem absolutamente me deixar escravizar, sem ter que abandonar a minha visão estética para assumir uma estética que não é minha em absoluto”, afirma.  Nathalia deixa claro que, cada uma ao seu estilo, ela e Iris têm em comum muito mais que a formação em Belas Artes, mas também o extremo apreço pela individualidade. São mulheres inteligentes e de personalidade forte que não se curvam às tendências, mas presam a liberdade de ser quem são.

 

Sobre Iris Apfel

Com o discurso “More is more, less is bore” (mais é mais, menos é chato), Iris Apfel revela excentricidade e é considerada uma das principais figuras da moda ao redor do mundo. Trabalhou como Designer de Interiores e de Tecidos e se consagrou ao atuar na decoração da Casa Branca durante os mandatos de nove presidentes americanos, incluindo os Kennedy. Em 2002, ganhou uma exposição do Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque e a partir daí deu-se início sua trajetória como grande ícone da moda.

O Minas Trend também homenageou a designer com uma exposição de looks inspirados no seu estilo. As produções foram feitas pelos alunos do Curso de Aprendizagem Industrial e Confecção em Moda, oferecido gratuitamente pelo SENAI Modatec, do Sistema FIEMG, de Belo Horizonte.

A mostra contou com croquis e peças em diversas padronagens, cores e estampas. Os máxi colares, acessórios sempre presentes nas produções de Iris, e o óculos preto com armação redonda oversized foram expostos no Expominas durante o evento e transportados para o teatro onde a peça foi apresentada.

“Através da Iris” faz parte do projeto “Os clássicos estão na moda”, patrocinado pela CEMIG, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

Últimas notícias

  1. FIEMG comemora o Dia da Indústria 2019

    Leia

  2. Rubens Menin Teixeira de Souza recebe a Ordem do Mérito Industrial da CNI

    Leia

  3. FIEMG homenageia diretor - presidente da Cenibra

    Leia

  4. Agricultura mais forte e trabalho reconhecido

    Leia

  5. Conselho de Política Econômica se reúne na FIEMG

    Leia

  6. Compliance Ambiental em pauta

    Leia

  7. Atividade da construção recua em março, mas empresários permanecem otimistas

    Leia

  8. Agência RMBH recebe contribuições sobre regularização fundiária

    Leia