Notícias

FIEMG Competitiva e SindSorvete oferecem aperfeiçoamento profissional

Rotulagem e Análise Sensorial para a Indústria de Gelados e Coméstiveis são os aprendizados ofertados a trabalhadores

Em parceria com o FIEMG Competitiva, o Sindicato Intermunicipal da Indústria de Sorvetes (SindSorvete) está oferecendo, de forma on-line, cursos de aperfeiçoamento profissional a trabalhadores do setor: Rotulagem para Indústrias de Gelados e Comestíveis e Análise Sensorial para Indústria de Gelados e Comestíveis.

No curso de Análise Sensorial, em andamento até o fim desta semana, os profissionais são preparados para reconhecer os diferentes métodos de análise sensorial que podem ser aplicados em alimentos, principalmente nos gelados comestíveis. Tornam-se aptos também a entender os procedimentos de preparo de amostrar para a avalição sensorial e para analisar os resultados obtidos na avaliação sensorial dos produtos.

Concluído há poucos dias, o curso de Rotulagem para Indústrias de Gelados Comestíveis orientou os participantes no reconhecimento de normas vigentes relacionadas à rotulagem de gelados comestíveis dos diferentes órgãos regionais; a identificar os itens obrigatórios na rotulagem de gelados comestíveis, a efetuar cálculos e elaborar a Tabela de Informação Nutricional, além de conhecer as novas legislações sobre rotulagem nutricional e rotulagem nutricional frontal.

As capacitações foram oferecidas a um grupo de aproximadamente 10 empresas associadas ao SindSorvete, sendo ministradas pelas instrutoras do SENAI Uberaba Flávia Luísa Callegari Rodrigues - mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos - e do SENAI ARG, Lorena Aires Lombardi Queiroz - doutora em Engenharia Química e mestre em Engenharia de Alimentos.

“A rotulagem vai além de tornar a embalagem mais atrativa e bonita ou fixar uma marca na mente do consumidor. Um bom rótulo deve ser claro e fiel às normativas vigentes”, destaca o analista de Projeto da FIEMG Competitiva Victor Hugo Maia da Silva, sobre a importância desse aprendizado

Pauline F. Almeida, coordenadora do SindSorvete, assinala que “a análise sensorial é de grande importância, por avaliar a aceitabilidade mercadológica e a qualidade do produto”.

Novas regras

Em outubro de 2022 entram em vigor as novas regras com relação à rotulagem de alimentos. Por isso, esse treinamento é tão fundamental, disse Pauline Almeida, ponderando que as indústrias ainda têm muitas dúvidas sobre quando devem e/ou podem colocar em circulação as embalagens com os novos ajustes.

Todo o setor de alimentação será impactado, mas, no caso do sorvete, há o uso de itens que devem ser informados em destaque na embalagem. Como a questão dos alergênicos, gordura e açúcar.

Últimas notícias

  1. Bolsonaro recebe propostas da indústria para a retomada do desenvolvimento e do emprego em 2022

    Leia

  2. Sindipan-JF faz tradicional Confraternização de Final de Ano

    Leia

  3. Atividade industrial registra queda de 1,3% em outubro sobre setembro

    Leia

  4. Estrada Real: a história e a riqueza do Brasil passam por aqui

    Leia

  5. Empatia moverá líderes na 5ª Revolução Industrial

    Leia

  6. Encontro homenageia incansáveis câmaras e conselhos da FIEMG

    Leia

  7. Empresas mineiras podem organizar a sua vida financeira

    Leia

  8. Conselho de Relações do Trabalho e Gestão Estratégica de Pessoas da FIEMG debate temas relevantes para a indústria

    Leia