Notícias

FIEMG completa 86 anos de atuação

Instituição trabalha na defesa das indústrias, do empreendedorismo e da livre iniciativa

Em 1933, três pioneiros e visionários industriais, Américo René Giannetti, Alvimar Carneiro de Rezende e Euvaldo Lodi, reuniram sete sindicatos empresariais e 25 empresas para criar a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). Hoje, dia 12/02, ao completar 86 anos, a instituição agrega milhares de empresas, de empresários e profissionais que trabalham na defesa das indústrias de Minas Gerais. São 136 sindicatos e mais de 60 mil indústrias que, unidos, atuam em prol do empreendedorismo e da livre iniciativa, tendo como foco, o crescimento do estado e do país.

Ao longo de sua história, a FIEMG esteve sempre atenta às necessidades e demandas políticas, econômicas e sociais de Minas Gerais e do Brasil. Presente e atuante em momentos fundamentais do estado – como a chegada da Mannesmann, da Usiminas, da Refinaria Gabriel Passos, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais e da Fiat, cujo Protocolo de Intenções para implantação no estado foi assinado na sede da entidade, em 14 de março de 1973 – a Federação é protagonista no desenvolvimento mineiro.

A FIEMG cresceu junto com a economia mineira e é, também, a origem de entidades de reconhecida importância para Minas Gerais – o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG). Este conjunto de instituições forma o Sistema FIEMG.

Por meio do SESI e do SENAI, o Sistema FIEMG oferece educação de alta qualidade, desde o ensino básico, cursos de nível técnico, até a educação tecnológica e corporativa, que abrem portas para a indústria 4.0.

O SENAI atua na qualificação profissional de trabalhadores para a indústria e no desenvolvimento de inovação e tecnologia para o setor. Prepara, todos os anos, mais de 100 mil trabalhadores. A entidade atua em todos os segmentos industriais, formando profissionais prontos para transformar as novas tecnologias em inovação e competitividade para a indústria.

A produtividade dos trabalhadores também está ligada à qualidade de vida. É o que o SESI proporciona, por meio de soluções e programas de Segurança e Saúde no Trabalho, cultura, esporte, atividades físicas e ações sociais.

O Sistema FIEMG promove o debate de grandes temas nacionais, sobretudo os que têm impacto sobre o desempenho da indústria e das economias mineira e brasileira. A atuação da entidade perpassa temáticas que interferem positivamente na vida de cada cidadão e no desenvolvimento industrial do país, como a aprovação da reforma Trabalhista e o engajamento para a aprovação da reforma da Previdência.

Hoje, ao completar 86 anos, a FIEMG renova o compromisso firmado com Minas Gerais e com o Brasil em 1933. Em 2019, a Federação segue firme na defesa da indústria e em conexão com os interesses da sociedade.

Últimas notícias

  1. Liderança para chão de fábrica é tema de capacitação em Valadares

    Leia

  2. Desenvolvimento do setor de Comunicação em Minas foi pauta em Brasília

    Leia

  3. Mais oportunidades de negócios para as indústrias de Vargem Grande

    Leia

  4. FIEMG realiza missão empresarial para a Feira EXPOCOMER

    Leia

  5. Credenciamento de agências de modelos para a 24ª edição do Minas Trend

    Leia

  6. Estreitando laços com a Espanha

    Leia

  7. A Indústria 4.0 no futuro da indústria têxtil e confecção

    Leia

  8. eSocial em pauta na FIEMG

    Leia